Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025

  • Publicado em 03 jul 2025 • por Cezar Galhardo •

  • Projeto “Clima de Ciência”, apresentado por alunos do Grupo de Meteorologia e Astronomia da Escola Estadual CEJAR, mostra como a tecnologia pode inovar o aprendizado em Ciências e Matemática

    Nos dias 26, 27 e 28 de junho, a Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro (CEJAR), localizada em Aquidauana, marcou presença no Pantanal TECH 2025 com uma iniciativa inovadora: o projeto “Clima de Ciência: A Estação Meteorológica como Ferramenta de Ensino e Pesquisa”, desenvolvido pelo Clube de Ciências da escola, por meio do GAM (Grupo de Meteorologia e Astronomia).

    O projeto, que utiliza uma estação meteorológica portátil doada pela SED (Secretaria de Estado de Educação), tem impactado diretamente a forma como os conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática são abordados em sala de aula. Ao integrar teoria e prática, os alunos realizam experimentos, analisam dados reais e desenvolvem uma compreensão mais ampla e contextualizada dos fenômenos climáticos.

    Entre as principais atividades realizadas pelos estudantes estão o monitoramento contínuo do microclima da escola, comparações com outras áreas da região, como zonas rurais e terrenos do Exército, e a elaboração de boletins meteorológicos próprios. O grupo também investiga fenômenos como o impacto da nebulosidade na radiação ultravioleta e realiza estimativas meteorológicas com base na pressão atmosférica, além de utilizar a variação dessa pressão para medir diferenças de altitude.

    A participação no Pantanal TECH 2025 representou uma oportunidade única de compartilhar essas práticas com a comunidade científica, tecnológica e educativa de Mato Grosso do Sul. Os alunos não só apresentaram seus experimentos, como também trocaram experiências e inspiraram outros jovens a explorar o universo da pesquisa escolar.

    A iniciativa evidencia o compromisso da Escola CEJAR em promover uma educação voltada para a ciência, a tecnologia e a inovação. Ao incentivar projetos como o “Clima de Ciência”, a escola fortalece o protagonismo juvenil e a formação de estudantes mais críticos, curiosos e preparados para compreender e intervir na realidade de forma responsável e criativa.

    Texto: Jackeline Oliveira, SED

    Fotos: Arquivo escolar

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