A iniciativa mobilizou todas as áreas do conhecimento em ações integradas para fortalecer a consciência ambiental e estimular atitudes práticas de cuidado com o planeta.
No primeiro semestre de 2025, a Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno, em Campo Grande, desenvolveu o projeto “Meio Ambiente em Ação: Conscientizar, Agir e Transformar” com os estudantes do AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem.
A iniciativa mobilizou todas as áreas do conhecimento em ações integradas para fortalecer a consciência ambiental e estimular atitudes práticas de cuidado com o planeta.
Com atividades que envolveram podcasts sobre desmatamento e reciclagem, cálculos de consumo de água e energia, construção de hortas e composteiras, mapeamento de áreas verdes, trilhas ecológicas, esculturas com materiais recicláveis, cartazes bilíngues e debates sobre justiça climática, o projeto se consolidou como exemplo de interdisciplinaridade e metodologias ativas, envolvendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Arte, Inglês, Sociologia, Filosofia e Tecnologia.
A culminância do projeto aconteceu no dia 30 de junho, com exposições, apresentações e a participação ativa dos estudantes, que compartilharam suas produções com a comunidade escolar. “Foi um momento muito especial, onde os estudantes mostraram suas aprendizagens e refletiram sobre suas responsabilidades no cuidado com o meio ambiente. O projeto promoveu não apenas conhecimento, mas também transformação de atitudes”, destaca a coordenadora Luciane.
O projeto AJA evidencia que, quando há integração, apoio pedagógico e espaço para a voz dos estudantes, a aprendizagem se torna significativa e transformadora. A escola agradece o empenho e dedicação das professoras coordenadoras Luciane e Raquel, dos professores envolvidos e parabeniza os estudantes pelo protagonismo demonstrado em cada etapa do projeto.
“São ações como esta que fortalecem o sentido da educação, que vai além do conteúdo, formando cidadãos conscientes, críticos e atuantes”, relata diretor Marcos Vinícius Garcia.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.