Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Unidades escolares da CRE11 participam de projeto de simulado preparatório para SAEB

  • 04 ago 2025
  • Categorias:CRE11
  • Compartilhar:

Os resultados foram expressivos com a participação de 3.526 alunos no simulado, representando 91% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 82% do 3º ano do ensino médio.

As unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Antônio João, Ponta Porã, Paranhos e Coronel Sapucaia, jurisdicionadas pela CRE-11 (Coordenadoria Regional de Educação) de Ponta Porã, participaram do simulado preparatório, por intermédio do projeto “#PreparaSAEB”.

O projeto é uma iniciativa voltada para a preparação dos estudantes para as avaliações externas, o simulado preparatório teve como principal objetivo garantir a participação de mais de 80% dos estudantes nas avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

A preparação para o simulado incluiu treinamentos sobre as matrizes, escalas e descritores do SAEB e o pós está em andamento envolvendo análise de resultados e formação para melhoria dos indicadores coletados no simulado. A equipe pedagógica da CRE-11 pe composta pelos professores Caroline Tolentino, César Galeno, Jane da Silva, Monalisa Meninelli, Sérgio Ferreira e Viviane Cerzósimo.


Estratégias

A equipe CRE11 realizou visitas às escolas para mobilizar a participação nas avaliações externas. Durante essas visitas, foram apresentados os resultados da jurisdição, a escala de habilidade do SAEB e questões para análise dos descritores, além de serem disponibilizados materiais impressos com dados relevantes e sugestões de ações para as escolas.

O simulado foi elaborado especificamente para as escolas da CRE11, baseado nos descritores do SAEB. A ação envolveu a formação de coordenadores de município, de local e aplicadores para garantir a correta execução do simulado, que atingiria quase 4.000 estudantes.

No dia 17 de junho, todas as escolas mobilizaram seus alunos para a aplicação do simulado, seguindo um padrão de sigilo e devolvendo as provas para correção sob a supervisão dos coordenadores locais.

Após a aplicação do simulado, foram realizados repasses dos resultados por meio de gráficos e tabelas. Novas visitas in loco foram feitas para estabelecer metas de melhoria individualizadas por escola.


Os resultados do projeto foram expressivos com a participação de 3.526 alunos no simulado, representando 91% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 82% do 3º ano do ensino médio. Todas as 24 escolas apresentaram participação superior a 80% no 9º ano e 17 escolas do Ensino Médio alcançaram participação de 80%, cinco a mais em comparação a 2023.

O projeto #PreparaSAEB fortaleceu a preparação dos estudantes para as avaliações externas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação na região. “Para os próximos passos, os professores de Língua Portuguesa e Matemática receberão formações específicas para compreender como trabalhar os descritores identificados no simulado como mais críticos, visando aprimorar o desempenho dos alunos até a avaliação do SAEB”, finaliza coordenadora da CRE-11 Vera Cruz.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CRE11










 

Últimas Notícias

  • CAS realiza II encontro formativo para professores do AEE
  • Mais de 190 mil estudantes retornam às aulas na REE nesta terça-feira (5)
  • Educação que transforma: 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul contam com ensino profissionalizante
  • Educação que transforma: 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul contam com ensino profissionalizante
  • Unidades escolares da CRE11 participam de projeto de simulado preparatório para SAEB
  • Palestra sobre empreendedorismo e empregabilidade é realizada no CEEP Professora Evanilde Costa da Silva
  • Formação sobre TEA reúne mais de 300 profissionais da educação em Jardim
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Mandacaru de Matemática
  • Da sala de aula para a cozinha: Escola Vilmar alia empreendedorismo e gastronomia em projeto estudantil
  • Estudantes do Programa Mulheres Mil do CEEP Professora Evanilde Costa da Silva celebram conquistas  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital