As provas da Olimpíadas Brasileiras de Física das Escolas Públicas 2025 aconteceram no dia 12 de agosto, uma aluna do Ensino Fundamental passou para a segunda fase da competição.
Os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) EaD do CEEPAN (Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel), em Chapadão do Sul, obtiveram resultados expressivos na primeira fase das Olimpíadas Brasileiras de Física das Escolas Públicas 2025, a OBFEP.
No dia 12 de agosto, estudantes da Educação de Jovens e Adultos, com idades entre 18 e 66 anos, responderam a uma prova com 15 questões relacionadas às Ciências da Natureza nos contextos do dia-a-dia. Entre os participantes, uma aluna do Ensino Fundamental passou para a segunda fase da competição e outros 10 alunos do Ensino Médio acertaram pelo menos metade da prova.
O professor de Física do CEEPAN, Itamar Alexandre Portella Santana, motivou os estudantes da EJA EaD a participarem da Olimpíada, como forma de testarem conhecimentos e se preparem para desafios futuros, como o ENEM, vestibulares e concursos públicos.
A coordenadora pedagógica da EJA EaD, Bárbara Xavier, ressalta a importância de iniciativas como essa para oferecer aos jovens e adultos, possibilidades de autonomia, autovalorização e reconhecimento social por meio do retorno aos estudos.
As gestoras, Sandra Regiane Rodrigues Pereira e Rosiane Cristina Bento, ficaram empolgadas com a adesão dos estudantes na realização da prova e ressaltam o quão valioso é ir além nessa modalidade, tendo em vista que o acolhimento e superação são essenciais para o êxito da EJA EaD. Neste ano de 2025, até julho, 12 estudantes já haviam concluído a etapa de estudos que estavam cursando, sendo elas fundamental ou médio.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.