O objetivo é promover o aprendizado de forma lúdica e prática, estimulando o raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe e a resolução de problemas.
Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, em Dourados, participaram de uma aula especial e inovadora utilizando kits de robótica educacional. A atividade foi conduzida com o apoio da professora regente Sandra Gomes, e da PCPI (Professora Coordenadora de Práticas inovadoras) Lara Azevedo.
A proposta teve como objetivo principal promover o aprendizado de forma lúdica e prática, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Durante a atividade, os estudantes puderam conhecer melhor os componentes eletrônicos, a aplicação da tecnologia no cotidiano e o universo da automação.
Para a realização da atividade, foram utilizados quatro kits de robótica educacional, compostos por diversas peças, placas eletrônicas, sensores, pilhas e partes mecânicas. Os alunos foram divididos em quatro grupos, e cada grupo recebeu um kit completo para desenvolver os experimentos.
O processo de montagem foi colaborativo e envolvente. Os estudantes interagiram entre si, explorando possibilidades, solucionando desafios e aprendendo de maneira acessível sobre conceitos tecnológicos e robóticos.
“A experiência demonstrou ser uma ferramenta potente de ensino, que transforma a sala de aula em um espaço dinâmico de experimentação, onde teoria e prática se encontram de forma criativa, interdisciplinar e significativa”, enfatiza diretora Aline Midori Takahara.
De acordo com as educadoras envolvidas, a aula teve impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e promovendo o envolvimento nas atividades propostas. A robótica se mostrou um recurso eficaz para abordar habilidades e conteúdos de forma motivadora e atual.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.