Objetivo é estimular a atenção, curiosidade e imaginação dos estudantes, com utilização de histórias como metodologia ativa, para que eles sejam criadores de ações que envolvam leitura/escrita e audiovisual.
Na Escola Estadual Maria Leite, em Corumbá, o projeto “Dos livros às telas” é realizado na biblioteca, por intermédio dos livros e filmes, visa estimular a atenção, curiosidade e imaginação dos estudantes, com utilização de histórias como metodologia ativa, para que eles sejam criadores de ações que envolvam leitura/escrita e audiovisual.
A BNCC orienta que as escolas devem promover o desenvolvimento do senso crítico, estético e cultural dos estudantes, e o cinema pode ser uma ferramenta para alcançar esses objetivos. Dentro dessa temática é proposto também a valorização do cinema e da cultura nacional, realizando uma vez por mês uma obra de origem nacional.
A responsável pelo projeto, técnica de biblioteca, Adriana Carrillo Camacho, considera importante, além das rodas de leitura que já acontecem no Clube de Leitura, ampliar as opções através do projeto “Dos livros às telas”, sendo uma alternativa para que os estudantes conheçam e se familiarizem com as obras literárias utilizando o cinema como ferramenta de conhecimento.
De acordo com o professor coordenador de práticas inovadoras Carlos Salles, a execução do projeto acontece na sala da Biblioteca com as obras escolhidas de acordo com a faixa etária dos estudantes, sendo dividido em sub grupos que englobam: um grupo do ensino fundamental com as turmas dos 5° e 6° anos, um grupo composto pelas turmas dos 7°, 8° e 9° ano e por fim um grupo do ensino médio. Diante disso as obras escolhidas para cada grupo foram: Extraordinário, As Vantagens de Ser Invisível e Ainda Estou Aqui.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.