Mais de 40 mil livros chegaram às mãos de estudantes da Rede Estadual como parte de projeto que integra ações pedagógicas e amplia o acesso à leitura
A REE (Rede Estadual de Ensino) vive um novo momento na promoção da leitura. A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou recentemente a entrega de mais de 40 mil livros de literatura infantil, organizados em caixas literárias interativas, destinadas aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Com o nome “Uma Aventura Interativa no Mundo da Leitura”, o projeto é composto por 42 obras selecionadas, que dialogam com diferentes gêneros literários, linguagens, autores e temas. A iniciativa é parte de um esforço mais amplo da SED para fortalecer a aprendizagem e estimular o gosto pela leitura desde os primeiros anos escolares.
O conteúdo das caixas não apenas apoia o trabalho dos professores em sala de aula, mas também complementa programas como o Aprendizagem em Ação e a Sala de Apoio Pedagógico (SAP). As obras são utilizadas como recursos didáticos para desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção textual, além de criar pontes com outras áreas do conhecimento.
Segundo o Secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, o projeto reforça o compromisso com uma educação de qualidade, centrada no desenvolvimento integral dos alunos. “As caixas literárias são um instrumento valioso por unir o lúdico ao pedagógico, tornando a leitura mais prazerosa e acessível”, destacou.
A estrutura do projeto organiza a leitura em três etapas — pré-leitura, leitura e pós-leitura —, oferecendo um percurso pedagógico que favorece a compreensão e o engajamento. Cada exemplar vem acompanhado de atividades interativas, acessíveis por meio de QR Codes e links, o que amplia o envolvimento dos estudantes com os textos.
A professora Laura Geisa Silva Albuquerque, da Escola Estadual Rui Barbosa, em Campo Grande, já observa os impactos positivos da ação. “O projeto tem dado às crianças um senso de propósito. Ele é mais que uma leitura; é uma ferramenta de desenvolvimento”, afirmou.
Além disso, a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Adriana Buytendorp, destaca o potencial transformador do material. “As obras não só incentivam o hábito da leitura, mas também colaboram para a formação de leitores críticos e autônomos desde a infância”, explicou.
Ações Complementares: Aprendizagem em Ação e SAP
O projeto Aprendizagem em Ação atende mais de 4 mil estudantes de 104 escolas estaduais, com foco na recomposição de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática. Os livros das caixas literárias são utilizados pelos professores mediadores como ferramentas práticas para o desenvolvimento de competências essenciais.
Já a Sala de Apoio Pedagógico, voltada ao atendimento de estudantes com transtornos como TDAH, TOD, TPAC e Transtorno Específico de Aprendizagem, também vem utilizando o material literário como recurso complementar no processo de ensino-aprendizagem.
Com essa ação, a SED reafirma sua proposta de aproximar os alunos do universo dos livros, formando não apenas bons leitores, mas também cidadãos mais críticos, criativos e preparados para os desafios contemporâneos.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo Ceief