A ocasião reuniu profissionais da educação de todo o estado em Campo Grande para dois dias de formação, debates e planejamento sobre a alfabetização das crianças sul-mato-grossenses
Nos dias 15 e 16 de setembro de 2025, a SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), em parceria com a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), promoveu o II Encontro Estadual do Programa MS Alfabetiza, com o tema “Formação, Diálogo e Compromisso com a Alfabetização das Crianças Sul-Mato-Grossenses”. O evento foi realizado em Campo Grande, e reuniu profissionais da educação de todo o estado.
O encontro teve como foco a formação continuada de articuladoras regionais, articuladoras municipais, coordenadoras e formadores do programa, consolidando-se como um espaço estratégico de troca de experiências, planejamento e alinhamento pedagógico para garantir a alfabetização na idade certa.
Abertura reúne autoridades e especialistas
A abertura oficial ocorreu na tarde do dia 15, com a presença de autoridades estaduais e municipais da área da educação. Participaram do evento o secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, o superintendente de Modalidades e Programas Educacionais da SED, Davi Santos de Oliveira, a vice-presidente da UNDIME e secretária municipal de Educação de Três Lagoas, Angela Brito, e a chefe de gabinete da SED, Christine Rocha.
As articuladoras estaduais do MS Alfabetiza — Maria Gorete Siqueira, Alessandra Beker, Jucilene Ruiz e Silvana Alexandre da Silva — também estiveram presentes, reforçando seu papel na condução das ações formativas e no apoio aos municípios.
Um dos momentos mais aguardados foi a palestra do professor doutor Lourival José Martins Filho, da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), com o tema “Alfabetização e Prática Pedagógica: Cenários e Perspectivas”. Com uma abordagem dinâmica e interativa, o pesquisador trouxe reflexões relevantes sobre políticas públicas, práticas docentes e o papel da escola na formação leitora e escritora das crianças.
Formação prática e em rede marca o segundo dia
O segundo dia foi dedicado a momentos de estudo e planejamento pedagógico, com foco na troca de experiências, aprofundamento teórico e organização das ações formativas a serem realizadas nos municípios.
A articuladora da CRE 9 (Coordenadoria Regional de Educação), Juciele El Abed, enfatizou que o MS Alfabetiza é construído a muitas mãos e tem impacto direto nas escolas:
“O MS Alfabetiza é mais do que uma política educacional; é uma parceria sólida entre estado e municípios. Cada etapa de formação é cuidadosamente pensada, com materiais elaborados pelas técnicas da SED, que conhecem a realidade das salas de aula. Esses recursos são práticos, acessíveis e baseados em evidências, permitindo que os professores tenham apoio real no dia a dia. A rede de apoio entre articuladoras, coordenadoras e formadoras garante que tudo seja replicado com qualidade nos municípios”, explicou.
A articuladora Izilda Barcelos, do município de Antônio João, reforçou que as formações têm impacto direto na aprendizagem das crianças:
“Essa formação tem sido essencial para melhorar os índices de aprendizagem. O material é bem estruturado e organizado pelo MS Alfabetiza, e nós, articuladoras e coordenadoras, levamos esse conteúdo aos formadores no município. Lá, replicamos os estudos, acompanhamos a formação e garantimos que os professores recebam o apoio necessário. É uma ferramenta que realmente faz diferença do 1º ao 5º ano”, afirmou.
Na mesma linha, Franciele Cavalcante, coordenadora do MS Alfabetiza em Três Lagoas, destacou a importância de formações alinhadas ao currículo:
“Ter um programa estadual que oferece formações com temas relevantes e alinhados ao currículo é fundamental para enriquecer a prática docente. Em Três Lagoas, atuamos de forma colaborativa com nossa equipe — composta por articuladoras e formadores — e levamos essas vivências para o dia a dia das escolas. Isso tem potencializado o ensino-aprendizagem das nossas crianças e fortalecido o trabalho na ponta”, ressaltou.
Educação como compromisso coletivo
O II Encontro Estadual do MS Alfabetiza reafirma o compromisso da rede pública de ensino com a alfabetização de qualidade, por meio de formação continuada, diálogo entre os profissionais e alinhamento entre estado e municípios. A expectativa é de que o conhecimento compartilhado nesses dois dias fortaleça o trabalho desenvolvido nas salas de aula, contribuindo diretamente para a melhoria dos índices educacionais.
Ao final do evento, o secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, destacou os avanços obtidos com o programa e a relevância do trabalho conjunto:
“Mato Grosso do Sul foi o segundo estado que mais avançou no Brasil nos índices de alfabetização, e isso é resultado direto do esforço coletivo entre estado e municípios. O MS Alfabetiza tem mostrado que, com formação continuada, materiais de qualidade e apoio aos nossos professores, conseguimos transformar realidades. Esse é um compromisso que assumimos e que tem gerado resultados concretos na vida das nossas crianças”, afirmou.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Daniel Carvalho, SED