A realização da Feira Literária representa o encontro entre saberes, afetos e experiências, valorizando a literatura como prática social e formadora de identidades.
Na Escola Estadual Fernando Corrêa, em Três Lagoas, foi realizada, no dia 10 de setembro, a ação pedagógica intitulada “Feira do Livro: Literatura, identidade e humanização no espaço escolar”, organizada pela coordenadora pedagógica Jéssica Franco, pela professora de Língua Portuguesa e Literatura Vitória Xavier e pela Professora de Práticas Inovadoras Netícia Matos.
A realização da Feira Literária representa o encontro entre saberes, afetos e experiências, valorizando a literatura como prática social e formadora de identidades. O evento não se restringe à exposição de obras e autores, trocas e doações, mas amplia-se com roda de diálogo, por meio de textos literários, como espaço de convivência e partilha, em que a leitura é celebrada como ato de humanidade e sensibilidade.
O Clube do Livro, ação já consolidada como um espaço de incentivo à leitura, revela a pluralidade de olhares que a literatura desperta. Paralelamente, o Projeto Círculo de Escuta, coordenado pela professora Jéssica, contribui para a criação de um ambiente acolhedor, em que cada voz é reconhecida e valorizada, fortalecendo a dimensão coletiva do aprender.
Ao unir leitura e escuta, crítica e emoção, a Feira do Livro mostrou-se mais do que um evento cultural: foi um exercício de humanização. Por meio da literatura, os estudantes podem refletir sobre suas próprias histórias, desenvolver a sensibilidade diante das diferenças e afirmar suas identidades em diálogo com o outro.
“Assim, a escola reafirma seu compromisso constante em promover práticas pedagógicas que ultrapassem o ensino formal e se transformem em experiências significativas, nas quais a leitura não é apenas um conteúdo, mas uma ponte para o crescimento pessoal e coletivo”, finaliza diretora Selma França Carvalho Vieira.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.