Com iniciativas criativas e foco na participação estudantil, escola mobiliza a comunidade escolar para combater o abandono e melhorar o desempenho no SAEB
A Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, em Dourados, tem se destacado por seu comprometimento com a melhoria da qualidade da educação e a redução das taxas de evasão escolar. Com uma gestão atuante, empática e atenta às necessidades dos alunos, a instituição vem implementando ações que fortalecem o vínculo entre estudantes, professores e toda a comunidade escolar.
Sob a liderança do Professor Coordenador de Suporte à Aprendizagem (PCSA), Leandro Marcos Gomes Souto, diversas iniciativas vêm sendo promovidas com foco no engajamento dos alunos e no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, alinhado ao Currículo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS).
Entre as ações mais marcantes estão:
- Gincanas e Olimpíadas do Conhecimento, organizadas nos três turnos escolares, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo;
- Produção de cartas e vídeos motivacionais por estudantes do Ensino Fundamental I, com mensagens positivas destinadas às demais turmas, reforçando a importância da participação de todos na avaliação do SAEB;
- Painel Interativo “Frequentômetro”, atualizado semanalmente com a frequência escolar de cada turma, promovendo o compromisso dos alunos com a presença em sala de aula.
Além dessas atividades, o PCSA tem se dedicado ao acompanhamento constante do desempenho das turmas, mobilizando a equipe docente com reuniões semanais e incentivo ao uso dos Cadernos MS + Aprendizagem. O objetivo é claro: criar alternativas eficazes para a recomposição das aprendizagens e garantir o avanço educacional dos estudantes.
Com todas as frentes unidas — gestão, docentes, alunos e comunidade — a Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros demonstra que é possível transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor, motivador e voltado para o sucesso acadêmico.
As práticas conduzidas pelo Professor Leandro Souto mostram que, quando há cooperação e propósito comum, a educação se fortalece e os desafios se tornam oportunidades de crescimento.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar