A ação evidenciou, na prática, que a inclusão vai muito além de uma exigência legal: Trata-se de um compromisso ético e humano.
A Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva, em Corumbá, promoveu, no dia 17 de setembro, a Blitz Educativa Setembro Verde: Inclusão em Movimento. A ação teve como referência o movimento nacional de conscientização sobre os direitos e potencialidades das pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso da instituição em fortalecer uma cultura inclusiva no ambiente escolar e na comunidade.
O evento contou com a participação ativa dos profissionais de apoio especializado, da coordenação pedagógica, dos estudantes e de seus familiares. A preparação foi além, as mães se organizaram com vestimentas na cor verde, reforçando simbolicamente o espírito da campanha e o sentimento de pertença em torno da ação. Em um clima de descontração, mas com forte sentido educativo, houve mobilização na distribuição de panfletos, no diálogo com a comunidade e na valorização das diferenças como parte essencial da vida em sociedade.
Durante a ação, a senhora Rosinei, mãe de uma estudante, destacou a relevância do momento ao afirmar que fez questão de estar presente com sua filha, pois entende a importância de todos compreenderem que a aprendizagem é possível, desde que respeitados os modos adequados de ensinar a cada pessoa.
A participação da equipe pedagógica, dos profissionais especializados e das famílias deu ainda mais força à Blitz Educativa. A ação evidenciou, na prática, que a inclusão vai muito além de uma exigência legal: Trata-se de um compromisso ético e humano, construído coletivamente, que, ao envolver a autonomia dos estudantes, transforma o cotidiano escolar e reverbera na sociedade.
“Essa mudança não só fortalece o ambiente escolar, mas também destaca a importância do movimento, promovendo uma educação mais justa e acessível para todos”, finaliza diretor Antônio Cesar Coelho Assad.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar