A competição é estruturada em fases progressivas e desafiadoras. Na terceira fase os participantes aprofundam ainda mais suas vivências científicas e práticas.
O estudante Miguel Pergher de Oliveira da REE (Rede Estadual de Ensino), integrante do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), participou da Obsat (Olimpíada Brasileira de Satélites), onde conquistou a medalha de Honra ao Mérito na modalidade teórica.
A Obsat tem como objetivo promover experiências teóricas e práticas voltadas à construção de satélites de pequeno porte, incentivando o conhecimento aeroespacial e despertando o interesse dos estudantes pelas áreas de ciência e tecnologia. Mais do que uma competição, a Olimpíada configura-se como um espaço de aprendizagem, inovação e descobertas, estimulando competências essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho colaborativo e criatividade.
A competição é estruturada em fases progressivas e desafiadoras. Na terceira fase, voltada aos estudantes do Ensino Médio, os participantes aprofundam ainda mais suas vivências científicas e práticas.
Miguel foi orientado pela professora Gracy Kelly da Costa Oliveira, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Robótica, sob coordenação pedagógica de Maria Eugênia B. Nachif.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, parabeniza o estudante pelo destaque alcançado e ressalta a relevância da OBSAT como iniciativa que estimula o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática, fortalecendo o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de talentos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar