O resultado foi um noticiário com atividades desenvolvidas no 3º Bimestre, com reportagens que trouxeram temas de grande relevância para a comunidade escolar.
Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto Krug Netto, em Chapadão do Sul, se uniram em uma produção audiovisual intitulada “Jornal Ensino em Foco”, com criatividade se dedicaram à produção de vídeos jornalísticos.
A atividade, que faz parte da avaliação bimestral da disciplina de Arte, sob a supervisão e orientação da professora Valdinéia Rodrigues, desafiou os estudantes a explorarem o audiovisual como forma de expressão artística e social. O resultado foi um noticiário com atividades desenvolvidas pelos alunos da escola, durante o 3º Bimestre, com isso, as reportagens trouxeram temas de relevantes para a comunidade escolar.
Os temas escolhidos pelos alunos para seus VTs refletiram o olhar atento da juventude sobre a sociedade. Um grupo de alunos documentou a visita à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), explorando as oportunidades de ensino superior e a vida acadêmica.
Outra equipe se aprofundou no programa Agrinho. Outra equipe reforçou a realização da prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Por fim, um dos trabalhos mais impactantes tratou do delicado tema do feminicídio, trazendo informações cruciais e conscientizando sobre a violência contra mulher.
O trabalho de Arte se transformou em uma experiência única de aprendizado. Além de explorarem a linguagem audiovisual, os alunos tiveram que pesquisar, planejar, roteirizar e editar os vídeos.
“Eles não só aprenderam sobre enquadramento e edição, mas também sobre a importância de dar voz a temas que muitas vezes são ignorados. Foi uma forma de arte que dialoga diretamente com a realidade, transformando a sala de aula em uma verdadeira redação jornalística”, comentou professora Valdinéia Rodrigues.
O diretor Jean Carlos Fajardo salientou que a avaliação bimestral de Arte serviu como um palco para os estudantes mostrarem que estão conectados com o mundo ao seu redor.
“O trabalho dos nossos alunos do 2º ano, demonstrando pesquisa e criatividade, só foi possível graças à dedicação de todos. A importância de uma avaliação prática como essa é justamente a oportunidade de conectar o conhecimento da sala de aula com a realidade. Agradeço a colaboração inestimável dos professores de outras disciplinas que cederam seus espaços, e também aos alunos que participaram das gravações. Este é um exemplo de como a união e a cooperação transformam o aprendizado em algo memorável e significativo” enfatiza diretor.
A produção dos VT’s não foi apenas uma tarefa escolar, mas uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades essenciais. Eles aprimoraram a capacidade de trabalhar em equipe, de responsabilidade, de pensar criticamente e de se comunicar de forma eficaz.
“Cada grupo demonstrou um compromisso notável em sua reportagem, buscando entrevistas, gravando em locais estratégicos e editando o material com um toque artístico. O resultado final, que foi exibido para a escola, impressionou a todos pela produção audiovisual com a exibição das mensagens transmitidas” finaliza professora Valdinéia.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar