Encontro reúne especialistas e gestores para definir diretrizes educacionais de 2025 a 2035 em Mato Grosso do Sul
Representantes da sociedade civil, instituições educacionais e órgãos públicos se reúnem nos dias 2 e 3 de outubro de 2025, em Campo Grande, para debater o futuro da educação em Mato Grosso do Sul. O II Seminário do Plano Estadual de Educação (PEE/MS) tem como principal objetivo definir metas e estratégias que orientarão as políticas educacionais do estado pelos próximos dez anos, com foco na qualidade e na equidade do ensino.
A Faculdade Insted sedia o evento, que é coordenado pela SED (Secretaria de Estado de Educação), o CEE (Conselho Estadual de Educação) e o FEE (Fórum Estadual de Educação). Também participam instituições como o Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS), a Alems (Assembleia Legislativa), a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), a UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) e o CRIEMS (Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior).
No primeiro seminário, realizado em julho, foi elaborado um diagnóstico preliminar da educação sul-mato-grossense. Agora, a etapa de outubro foca na construção do texto final, em sintonia com o Projeto de Lei nº 2614/2024, que estabelece o novo PNE (Plano Nacional de Educação), atualmente em tramitação no Congresso Nacional. A proposta nacional traz 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias, com vigência de dez anos.
Até que o novo PNE seja aprovado, o plano atual foi prorrogado até dezembro de 2025. O mesmo ocorreu com o Plano Estadual, que também segue em vigor até o final do ano. A expectativa é que ambos sejam aprovados ainda em 2025, entrando em vigor a partir de 2026.
O seminário contará com palestras, oficinas e plenárias para debater as propostas. Entre os destaques da programação estão a conferência de abertura com o professor doutor Onivan de Lima Corrêa, do Fórum Estadual de Educação, e a participação da professora Maria Selma Moraes Rocha, diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino da SASE/MEC.
Encerrando o encontro, o superintendente Davi Santos, que representou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destacou a importância da mobilização coletiva para o futuro da educação no estado:
“O Plano Estadual de Educação é fruto da construção democrática, que reúne diferentes vozes e experiências. É esse diálogo que vai garantir políticas públicas mais eficazes, capazes de assegurar qualidade e equidade para todos os estudantes de Mato Grosso do Sul”.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED