Estudantes com Altas Habilidades do CEAM/AHS conquistam medalhas e mostram excelência em tecnologia e inovação
A SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) comemora os excelentes resultados obtidos pelos estudantes atendidos pelo Ceam/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação) nas edições 2025 da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) e da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). O centro é vinculado à Coesp (Coordenadoria de Educação Especial) e à Sudeb (Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica).
As duas competições têm como objetivo estimular o interesse pela ciência e tecnologia, promovendo o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação prática dos conhecimentos escolares na resolução de problemas reais.
Na OBR 2025, seis estudantes do Ceam/AHS foram premiados. O aluno José Fabiano Moré, de Dourados, conquistou medalha de ouro. Já os estudantes Eduardo de Carvalho Guimarães, Miah Yassumoto Palacios e Rodrigo Gonçalves Jacques dos Santos, de Campo Grande, receberam medalha de prata. Os alunos Murilo Anderson de Oliveira e Miguel Pergher de Oliveira, também da capital, foram reconhecidos com Menção Honrosa.
Na OBI 2025, os estudantes Davi Lucas Silva Farias e Gustavo Rodrigues Falheiros, de Dourados, e Antônio Maria Marçal Telo Nunes da Costa, de Campo Grande, receberam Medalha de Honra ao Mérito Estadual. O aluno Rafael dos Santos Rossetti Lima foi destaque nacional, conquistando medalha de prata entre os melhores do país.
A gerente pedagógica do Ceam/AHS, Eliane Morais Fraulob, destacou o impacto educacional das olimpíadas:
“Essas olimpíadas representam muito mais do que competições. Elas proporcionam espaços de aprendizado, inovação e descoberta. Vejo o quanto essas experiências ampliam horizontes e formam jovens preparados para os desafios do futuro, com autonomia, disciplina e espírito inovador”.
As conquistas reforçam o compromisso da SED/MS com a valorização das Altas Habilidades/Superdotação, promovendo oportunidades de protagonismo juvenil, incentivo à pesquisa científica e formação integral de estudantes talentosos que contribuem para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Estado.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Foto capa: Ricardo Agra, SED
Fotos: Arquivo Ceam/AHS






















