Coted realiza Oficina de Robótica Educacional com professores PCPIs da REE

Imagem de capa com professores realizando oficina.
  • Publicado em 04 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Oficina reforça o uso da robótica como ferramenta pedagógica inovadora e integra ao uso do LabCrie (Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica)


    A SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da Coted (Coordenadoria de Tecnologia Educacional), vinculada à Sitec (Superintendência de Informação e Tecnologia), promoveu, no dia 20 de outubro, oficina de Robótica Educacional voltada aos PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras), realizada em Campo Grande.

    A ação, realizada a pedido das unidades escolares participantes, teve como objetivo incentivar o uso da robótica como ferramenta pedagógica inovadora, promovendo a experimentação, a criatividade, a aprendizagem ativa e o trabalho em equipe.

    Participaram da oficina os PCPIs Karla Karoline Servion Martins Ferreira, da EE Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopannã do município de Corumbá; Vinícius Teixeira da Silva, da EE Prof. Thereza Noronha de Carvalho; José Augusto Ferreira de Oliveira, do Centro Estadual de Educação Profissional Padre João Greinner; e Marcos Rios Neves, da EE Padre Mário Blandino, do município de Campo Grande.

    Etapas

    Com duração de quatro horas, a oficina foi dividida em três momentos. No primeiro, os participantes refletiram sobre o potencial pedagógico da robótica e conheceram sugestões de atividades e formas de aplicação dos kits entregues pela SED. No segundo, participaram de um desafio sem programação, voltado à construção e ao funcionamento mecânico dos robôs, valorizando a experimentação e a colaboração. No terceiro, realizaram um desafio com programação, integrando lógica, tecnologia e criatividade. Ao final, os PCPIs relataram sentir-se mais preparados para aplicar a robótica educacional, reconhecendo seu potencial para promover aprendizagens ativas e significativas.

    A proposta teve como objetivo incentivar o uso da robótica como ferramenta pedagógica inovadora, promovendo a experimentação, a criatividade, a aprendizagem ativa e o trabalho em equipe. Além disso, a oficina demonstrou a potencialidade da robótica na educação em desenvolver habilidades previstas na BNCC, como a autogestão, o engajamento, a amabilidade, resiliência e abertura ao novo. Os PCPIs puderam explorar possibilidades didáticas e identificar, na robótica, objetos de estudo aplicáveis do currículo escolar, fortalecendo o papel da tecnologia como aliada das práticas de ensino.

    O LabCrie (Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica) tem se consolidado como um espaço de formação docente e experimentação tecnológica, contribuindo para a disseminação da cultura maker e para o fortalecimento de metodologias ativas na rede estadual. A iniciativa reforça o compromisso da SED com o desenvolvimento de práticas educacionais que estimulam a autonomia, o protagonismo e a inovação nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

    Adersino Junior, SED

    Fotos: Arquivo Cotec.

    Categorias :

    Coted

    Veja Também