Publicado em 04 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Os estudantes medalhistas garantem classificação automática para a 2ª fase da ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) para o ano de 2026.
Os estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), atendidos pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), vinculado à Coesp (Coordenadoria de Educação Especial) e à Sudeb (Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica), obtiveram excelente resultado na ONEE 2025 (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética.
Nesta edição, estudantes de Campo Grande, atendidos no CEAM/AHS conquistaram duas importantes premiações:
- Esther Nunes Pereira Silva recebeu medalha de ouro
- Rodrigo Gonçalves Jacques dos Santos foi agraciado com a medalha de prata.


A ONEE é uma iniciativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com coordenação do Instituto Abradee e proposição da RGE, empresa do grupo CPFL Energia. A edição de 2025 contou com a participação de 48 distribuidoras de energia de todo o país, unidas com o objetivo de promover uma cultura energética mais consciente e alinhada ao Plano Nacional de Eficiência Energética.
Além de estimular o conhecimento sobre sustentabilidade e uso responsável da energia, a ONEE também serve como porta de entrada para o universo das olimpíadas científicas. Os estudantes medalhistas garantem classificação automática para a 2ª fase da ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) do ano seguinte, ampliando suas oportunidades de reconhecimento acadêmico e participação em outras competições nacionais.
A SED reafirma seu compromisso com a valorização das Altas Habilidades/Superdotação e com o incentivo à participação dos estudantes em ações que promovem o protagonismo juvenil, a inovação e a formação integral.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, destacou a importância da iniciativa, “participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é despertar uma consciência sustentável, desenvolver o pensamento crítico e formar jovens comprometidos com o futuro do planeta”. Finaliza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.