Publicado em 13 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Evento uniu escolas e sociedade para celebrar o conhecimento sobre práticas ambientais
Em Dourados, uma educação mais participativa tem sido a base de ações promovidas pela Escola Estadual Alício Araújo, especialmente durante a tradicional Feira do Conhecimento da escola que, este ano, abordou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em sintonia com a COP30.
Acompanhe as frentes em destaque na feira:
• Sustentabilidade: Na ‘Horta Escolar’, os alunos apresentaram cinco pilares envolvendo a cadeia de produção de hortaliças; Ambiental, Econômico, Educacional, Nutricional e Social. O diretor Marcos Falco de Lima destacou que “cada ação reforça a transformação necessária para as futuras gerações.”

• Reaproveitamento Criativo: Na oficina ‘Retalhos que Transformam’ conduzida pela professora Rosa Santos de Lima Mendonça, os estudantes mostraram como o reaproveitamento de tecidos influencia positivamente o impacto ambiental e social. “Cada retalho pode ser uma oportunidade de transformação”, reforçou a educadora.

• Segurança Digital: Os professores Kennedy dos Santos Silva e Brenda Medina de Oliveira orientaram os pais dos alunos sobre o uso consciente da tecnologia. “Queremos promover um uso mais seguro e responsável entre crianças e adolescentes”, disse Brenda.

• Parcerias que Inspiram: A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) levou o Museu de Biodiversidade (MUBIO) e, a Escola Vital Brasil ofereceu aferição de pressão arterial e testes de glicemia. O PCPI (Professor Coordenador de Prática Inovadoras) Fábio Goulart, ressaltou que “essa colaboração inspira novas descobertas e futuros profissionais.”




• Protagonismo e Integração: Famílias acompanharam de perto o entusiasmo dos estudantes na apresentação de seus projetos na feira. O diretor adjunto, Adriano Cabreira, enfatizou a importância da presença das famílias para o sucesso do projeto, “tornando o conteúdo uma vivência compartilhada”, enfatizou.

A coordenadora da escola Crislaine Bonin Domingos destacou o amadurecimento dos estudantes e a professora Cristine Akeme Minohara reforçou o valor do trabalho coletivo e multidisciplinar.
“A Feira do Conhecimento consolidou o compromisso da educação humanista da Escola Estadual Professor Alício Araújo, um modelo que forma cidadãos mais conscientes e preparados para mudar o mundo de dentro para fora”, finalizou a coordenadora de área de Ciências da Natureza e Tecnologias, Vilma de Fátima Aguiar Carbonaro.




Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar