Publicado em 18 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Obra de aluna com altas habilidades ganha exposição permanente, em Salvador.
A educação inclusiva acaba de consagrar o talento da estudante Maria Isabel Moura Teixeira, atendida pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação) da SED/MS, em Campo Grande.
A vitória se deu durante a segunda edição do Festival de Artes Visuais, realizado na Pinacoteca do Beiru, em Salvador, com a participação de mais de 800 trabalhos produzidos por 303 estudantes brasileiros.
Onde expressões artísticas foram avaliadas durante o ‘Prêmio Arte, Presente e Futuro’ nos quesitos habilidade técnica, relevância estética, originalidade e criatividade, classificados em duas categorias – até 18 anos e acima de 18.
Com a obra ‘Autodoutrinação’, Maria Isabel venceu na categoria ‘até 18 anos’ e como prêmio, seu quadro foi adquirido pela Pinacoteca do Beiru.

A competição marca o compromisso coletivo de instituições, educadores, estudantes e famílias.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, comenta que “esse trabalho colaborativo torna possível uma educação capaz de valorizar talentos em diversas áreas do conhecimento”.
A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da SED/MS, professora Adriana Buytendorp, reforça que “essa conquista simboliza os avanços na valorização de estudantes com altas habilidades no estado”.
O Festival, apresentado pelo Instituto Cultural Vale, foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar