Professores multiplicadores da cultura digital ampliam oportunidades para estudantes

Professores multiplicadores da cultura digital ampliam oportunidades para estudantes, em Campo Grande
  • Publicado em 26 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Formação para PCPIs fortalece REE mais preparada para um futuro seguro e conectado

    Em um cenário onde a tecnologia faz parte da vida de todos, a SED (Secretaria de Estado de Educação) investe na REE (Rede Estadual de Ensino) com professores que inspiram um ambiente digital mais seguro, inclusivo e cheio de possibilidades.

    O objetivo é ampliar oportunidades, fortalecer a aprendizagem digital e aproximar a escola de práticas que dialogam com o mundo real da comunidade escolar.

    Professores como multiplicadores

    Para apoiar esse movimento, a SED por meio da Sitec (Superintendência de Informação e Tecnologia), promoveu o Google Day.

    O encontro formativo destinado aos PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras) foi realizado em parceria com o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e o Google for Education.

    A proposta reconhece os docentes como multiplicadores capazes de orientar equipes e fortalecer o uso pedagógico das tecnologias.

    Segundo o superintendente da Sitec, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, “quando o professor se sente preparado, toda a comunidade escolar avança e os estudantes seguem mais confiantes para o futuro”.

    Impacto para a rede e para os estudantes

    Com o fortalecimento da cultura digital, as escolas passam a oferecer experiências mais criativas e seguras, estimulando autonomia e participação estudantil.

    A formação Google Day contribui para que a tecnologia seja utilizada como ferramenta de aprendizagem e não apenas como acesso, conectando inovação, cidadania e desenvolvimento social.

    O encontro aconteceu no auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, em Campo Grande.

    Gilberto Junior, SED

    Fotos: arquivo escolar

    Categorias :

    REE

    Veja Também