Publicado em 01 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Educadores e estudantes compartilham vivências pedagógicas integradas à tecnologia
No mundo onde a tecnologia redefine hábitos, profissões e formas de aprender, a sala de aula também precisa acompanhar esse ritmo para garantir oportunidades reais para as novas gerações.
Por isso, a REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul deixou de ser apenas um espaço de transmissão de conteúdo e passou a oferecer múltiplas formas de aprender.
E o Seminário Online ‘Inovação Pedagógica na REE/MS’ promovido pela Sitec (Superintendência de Informação e Tecnologia), Coted (Coordenadoria de Tecnologia Educacional) e NIEH (Núcleo de Inovação para a Educação Híbrida) acompanha essa transformação.
O tema deste ano foi ‘A Práxis Educativa no Mundo Contemporâneo’.
Inovação e aprendizagem juntas
Transmitido em formato totalmente online, o evento reuniu professores, estudantes e toda a comunidade escolar em um espaço de diálogo sobre tecnologia, criatividade e práticas pedagógicas transformadoras.
Durante a abertura, o superintendente da Sitec, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, destacou a relevância do compartilhamento de práticas inovadoras de formação continuada e o fortalecimento do uso pedagógico de tecnologias nas escolas.
“Socializar essas práticas é fundamental para inspirar novas experiências e fortalecer a qualidade da educação em nosso estado, auxiliando professores e alunos na aquisição de conhecimento”, destaca o superintendente Paulo.


O compartilhamento na prática docente
Durante dois dias de programação, foram apresentados trabalhos sobre:
• Robótica Educacional;
• Inclusão e Cultura Regional;
• Pensamento Computacional;
• Práticas de Sustentabilidade;
• Metodologias e Educação Híbrida;
• Uso pedagógico de laboratórios didáticos móveis.
A REE/MS dá aula quando se fala em tecnologia educacional e isso é devido ao trabalho dos PCPIs (Professor Coordenador de Práticas Inovadoras).


Escola tecnológica amplia identidade pedagógica
Outras iniciativas conectadas ao potencial criativo das escolas estaduais evidenciam o avanço tecnológico construído pela REE para 190 mil alunos em 353 escolas.
Nos últimos anos, foram feitos investimentos do Governo do Estado em laboratórios móveis de Física, Química e Biologia, além da ampliação do acesso aos kits de robótica.
“A Secretaria de Educação segue empenhada na renovação dos recursos midiáticos necessários para continuar evoluindo. Já alcançamos 100% de escolas com laboratórios móveis e estamos chegando a 100% com os kits de robótica”, lembra o superintendente de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar.
O seminário veio para reforçar uma cultura digital construída pela REE, aproximando estudantes do conhecimento e fortalecendo a autonomia docente em práticas inovadoras que já se tornaram referência no estado.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar