Publicado em 18 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Iniciativa certifica quem transforma a diversidade em aprendizagem em MS
Em um país marcado por desigualdades históricas, iniciativas que enfrentam o racismo e valorizam identidades tornam-se fundamentais para garantir respeito e desenvolvimento social dentro da escola.
Para fortalecer esse compromisso, foi criado um selo que reconhece e premia escolas com ações pedagógicas e de gestão voltadas à valorização da diversidade étnico racial, combatendo o racismo e promovendo a cultura afro-brasileira e indígena, em cumprimento às Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.
A SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) tem um papel decisivo na construção de uma sociedade mais consciente e divulga o resultado da certificação ERER/MS.
Educação que reconhece, valoriza e transforma
Nesta primeira edição, 120 escolas de 39 municípios participaram da certificação, apresentando propostas pedagógicas comprometidas com o combate ao racismo, a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento das identidades afro-brasileiras e indígenas.
Para a professora responsável pela execução do projeto, Myla Meneses, o selo representa um avanço coletivo na construção de uma escola mais inclusiva.
“Mais do que um reconhecimento, o Selo ERER/MS simboliza o compromisso das escolas com uma educação que respeita, valoriza identidades e transforma realidades”, ressalta Myla.
Homenagens preservam memórias inspiradoras
A Edição 2025 destaca trajetórias de mulheres negras e indígenas, reconhecendo lideranças e educadoras que marcaram a história da educação e da resistência em Mato Grosso do Sul.
– Na categoria História e Cultura Afro-brasileira:
• 1º lugar: Prêmio Tia Eva – EE Maria Eliza Bocaiúva Correa da Costa, Campo Grande
• 2º lugar: Prêmio Professora Hosana Nascimento dos Santos – EE João Carlos Flores, Campo Grande
• 3º lugar: EE Menodora Fialho de Figueiredo, Dourados
• 4º lugar: EE Professor Henrique Ciryllo Corrêa, Campo Grande
• 5º lugar: Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel, Chapadão do Sul
• 6º lugar: EE Manoel da Costa Lima, Bataguassu
• 7º lugar: EE Professora Vera Guimarães Loureiro, Bela Vista
• 8º lugar: EE Antônio Delfino Pereira e Centro Cultural Tia Eva, Campo Grande
• 9º lugar: EE Vereador Moacir Djalma Barros, Dourados
• 10º lugar: EE 13 de Maio, Deodápolis
– Na categoria Ensino e Cultura Indígena:
• 1º lugar: Prêmio Cacica Damiana Cavanha – ‘Descolonizando Histórias: Povos Indígenas e a resistência a Colonialidade’ – professores responsáveis: Rafael Rondis Nunes de Abreu e Tiago Ancelmo Duarte – EE Delfino Pereira, Campo Grande.
• 2º Lugar: Prêmio Professora Maria de Lourdes Elias – ‘Projeto Semana dos Povos Originários Professores’ – professores responsáveis: Lucilena Souza Correa Dias, Alberto de Oliveira Dias e Benito Caetano Estevão – EE Pascoal Leite Dias, Aquidauana.
Projetos que constroem justiça social na prática
Além da certificação das escolas, o Selo ERER/MS reconhece educadores que desenvolvem práticas pedagógicas de impacto.
Entre eles, o professor Emiliano Francisco de Souza, da EE Manoel da Costa Lima, em Bataguassu. Ele recebeu o Prêmio OLÙKỌ́, voltado à valorização de docentes da causa antirracista afro-brasileira.
Na área indígena, o Prêmio MBO’EHÁRA reconheceu o trabalho dos professores Rafael Rondis Nunes de Abreu e Tiago Ancelmo Duarte, pelo projeto ‘Descolonizando Histórias: Povos Indígenas e a resistência à colonialidade’ – EE Antonio Delfino Pereira, Campo Grande.
Educação antirracista permanente
Mais do que uma certificação, a iniciativa consolida a escola como espaço de diálogo, respeito e transformação social.
Ao reconhecer projetos e trajetórias, o Selo ERER/MS reafirma o compromisso da Rede Estadual de Educação com uma formação ética e plural.
A SED/MS destaca que, o selo fortalece práticas educativas que reconhecem Mato Grosso do Sul como um estado diverso e multicultural, incentivando ações pedagógicas que preparam estudantes para exercer uma cidadania consciente e responsável.
Gilberto Junior, SED