Publicado em 19 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
A competição estimula o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas e o gosto pela descoberta, especialmente entre crianças em fase de alfabetização matemática
Os estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), assistidos pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), vinculado à Coesp (Coordenadoria de Educação Especial) e à Sudeb (Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica), foram medalhistas na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) Mirim.
A Obmep Mirim é uma iniciativa educacional destinada a estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com o objetivo de despertar o interesse pela matemática desde cedo. A competição estimula o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas e o gosto pela descoberta, especialmente entre crianças em fase de alfabetização matemática.
Além de promover desafios acessíveis e motivadores, contribui para o desenvolvimento da confiança, da autonomia intelectual e de habilidades essenciais para a aprendizagem, fortalecendo o vínculo entre instituição, professores e estudantes e incentivando práticas pedagógicas inovadoras.





Os estudantes do Atendimento Educacional Especializado em Matemática do CEAM/AHS conquistaram cinco premiações na competição. Pedro Tadashi Bianco Ishikawa e Eduardo Otávio Rodrigues Romero, de Campo Grande, receberam medalha de ouro. Arthur de Almeida Rezende, Eduardo de Carvalho Guimarães e Murillo Regenold, também de Campo Grande, receberam medalha de prata.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, parabenizou os estudantes e destacou que “a competição desempenha um papel fundamental no fortalecimento do ensino da matemática no Brasil, além de estimular o raciocínio lógico e crítico, habilidades essenciais para o desenvolvimento dos nossos estudantes”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEAM/AHS