Publicado em 29 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
A escola cumpre seu papel quando cria oportunidades para aprender e conviver
Além de medalhas e placares, o esporte escolar é uma poderosa ferramenta de formação ao reunir estudantes em torno da convivência e do respeito às diferenças.
Os Jogos Escolares e os Jogos da Inclusão mostram que aprender também é competir com empatia e espírito de equipe na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados.
Esporte como espaço de inclusão
A realização dos Jogos Escolares e dos Jogos da Inclusão teve a participação ativa de estudantes com e sem deficiência, garantindo igualdade de oportunidades e fortalecendo o sentimento de pertencimento.
As atividades esportivas foram pensadas para respeitar limites, valorizar potencialidades e estimular a convivência entre diferentes realidades, sob a supervisão da Educação Especial.


Aprendizagem além do esporte
Durante as competições, os alunos vivenciaram experiências que extrapolam o aspecto esportivo. Cooperação, autonomia, responsabilidade e respeito às regras em cada modalidade reforça o papel da escola como espaço de formação integral.
“Estamos formando cidadãos mais conscientes e solidários, onde todos têm voz e oportunidades”, ressalta a professora e coordenadora de prática inovadoras Erica Cristina da Silva.


Educação mais humana
A iniciativa reforça o compromisso da Rede Estadual com práticas pedagógicas que unem educação e esporte.
Ao integrar estudantes, professores e comunidade escolar, os Jogos se consolidam como ações que promovem saúde, cidadania e uma escola mais acolhedora e plural.
“A escola cumpre seu papel quando cria oportunidades reais de participação para aprender e conviver sempre respeitando a diversidade”, destaca a diretor da escola Ivan Ferreira Pereira.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar