Estudantes da Rede Estadual alcançam marco histórico em Olimpíadas nacionais e internacionais

Estudantes da Rede Estadual alcançam marco histórico com 275 medalhas em Olimpíadas nacionais e internacionais
  • Publicado em 19 jan 2026 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Talento e estímulo pedagógico aproximam estudantes de vitórias que ficam para a vida

    A educação de estudantes com altas habilidades e superdotação ocupa um lugar de destaque quando a escola cria condições reais para o desenvolvimento do potencial criativo e intelectual deles.

    Isso acontece com os estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), que alcançaram um feito histórico com 275 medalhas conquistadas em olimpíadas científicas, tecnológicas, artísticas e do conhecimento, em competições nacionais e internacionais, em 2025.

    A conquista é fruto do trabalho desenvolvido pela SED, junto ao CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), consolidando o compromisso com uma educação mais equitativa e inclusiva.

    Educação que gera resultados

    Ao longo do ano passado, foram 53 olimpíadas, com 54 estudantes premiados, sendo 39 de Campo Grande e 15 do interior, com representantes de Dourados, Bonito, Aquidauana, Fátima do Sul, Itaporã, Nioaque e Maracaju.

    O número reforça a consistência do trabalho desenvolvido desde 2021. Foram 90 medalhas logo no primeiro ano. Em 2025, conquistaram 275.

    O CEAM/AHS ultrapassa a marca de 902 medalhas acumuladas em olimpíadas do conhecimento ao longo dos últimos cinco anos.

    Oficinas que potencializam habilidades

    Os estudantes medalhistas participam das oficinas ‘CEAMlímpicos’, ofertadas no âmbito do Atendimento Educacional Especializado, com foco em Matemática, Física, Química, Biologia, Robótica, Linguagens, Desenho e Música.

    A proposta pedagógica utiliza as olimpíadas acadêmicas como contexto de aprendizagem, estimulando a investigação científica e a resolução de problemas com criatividade.

    O Centro de Atendimento Multidisciplinar estimula a autonomia intelectual e respeita os interesses e as potencialidades individuais de cada estudante.

    “Vamos seguir investindo em avanços na educação equitativa e inclusiva para estudantes com altas habilidades e superdotação”, pontua Ana Paula Gava, coordenadora de Educação Especial da Rede.

    Reconhecimento institucional e educacional

    Estimular o desempenho dos estudantes é um compromisso da Rede Estadual com a educação inclusiva, segundo a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Adriana Buytendorp.

    “As premiações em âmbito nacional e internacional mostram a força do trabalho colaborativo entre o CEAM/AHS, as coordenadorias regionais e os professores das salas de recursos multifuncionais”, realça Adriana.

    Formação que inspira e deixa legado

    A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, ressalta que as olimpíadas ampliam os horizontes formativos.

    “Elas desafiam os estudantes a aplicar conhecimentos em situações reais, fortalecendo a investigação, a autonomia e o desenvolvimento de novas habilidades”, destaca Eliane.

    Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, os resultados vão além das medalhas.

    “Essas conquistas representam a culminância de um processo educativo que potencializa habilidades e valoriza os estudantes superdotados de Mato Grosso do Sul”, conclui Hélio.

    Conheça os Medalhistas 2025 da REE/MS.

    Gilberto Junior, SED

    Fotos: arquivo escolar

    Categorias :

    CEAM/AHS

    Veja Também