Publicado em 20 jan 2026 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
A qualificação profissional pode converter aprendizado em realização e faturamento
O desenvolvimento contínuo de habilidades técnicas e comportamentais tem se mostrado um caminho para ampliar oportunidades no mundo do trabalho.
E a história de Dorca Scarpelli, uma estudante certificada no curso de vendedor do Programa Mulheres Mil, vai nessa direção por intermédio de uma formação pensada para fortalecer a autonomia das mulheres.
Da sala de aula ao empreendedorismo
Com criatividade e técnica, Dorca produziu peças exclusivas de ecobags e panos de prato, que foram apresentados e comercializados no encerramento do curso.
A experiência marca a transição da aprendizagem para a geração de renda no cotidiano das participantes, a partir do esforço e da capacitação profissional.

Educação que inclui e fortalece
A história de Dorca Scarpelli, reafirma o compromisso do Programa Mulheres Mil e convida novas estudantes a irem além com uma formação profissional que promove autoestima e cidadania.
“Quando a mulher se reconhece capaz, ela transforma conhecimento em oportunidade e gratidão”, revela Dorca que, hoje, coloca suas ideias em prática em um negócio com visão de mercado.
Formação que amplia horizontes
O curso atende mulheres orientadas pelo IDEPS (Instituto de Desenvolvimento Pró-Social) e tem foco na ampliação da empregabilidade e no incentivo ao empreendedorismo.
Além das disciplinas técnicas da área de vendas, a matriz curricular contempla temas transversais fundamentais, como direitos e deveres da trabalhadora, saúde da mulher, oratória e inclusão digital, durante 03 meses.
A construção de novos projetos de vida é um dos objetivos do programa mantido pela COEP (Coordenadoria de Educação Profissional) e pela SUPRE (Superintendência de Modalidades e Programas Educacionais) da SED/MS.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar