Publicado em 05 fev 2026 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Oportunidade de aprender ritmos genuínos e fortalecer conexões entre corpo e mente
A dança ganha mais espaço como ferramenta de expressão e conexão social com a realização de um aulão gratuito e aberto à comunidade, promovido pelo NUAC (Núcleo de Arte e Cultura do Estado), da SED (Secretaria de Estado de Educação).
A atividade vai acontecer no dia 21 de fevereiro, às 16h, no Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar do Estado, em Campo Grande, e é voltada a pessoas de todas as idades, sem a necessidade de experiência prévia.
O encontro é planejado para ser uma experiência cultural de convivência, ritmo, movimento e conexão entre as pessoas em um ambiente de bem-estar e aprendizado coletivo.
Dança como formação integral
A ação é parte da programação de divulgação das aulas regulares de dança, que inclui ritmos variados de danças de salão em um projeto do professor Fábio Germano da Silva.
O professor é gestor do projeto e destaca o caráter formativo da proposta. “A dança acolhe e conecta as pessoas em um espaço onde o corpo fala, mas também escuta o outro”.

Cultura e participação
Responsável pelas aulas, o professor Allyson Arguelho avalia que a iniciativa amplia o acesso a vivências culturais expressivas.
“É uma oportunidade de aprender ritmos em sua forma mais genuína e fortalecer a relação entre o corpo e a mente”.
A ação reforça o papel do Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar como espaço de encontros e aprendizados, integrando Esporte e Cultura em benefício da comunidade sul-mato-grossense.

Apoio institucional
A atividade conta com apoio de FCMS (Fundação de Cultura), FEBAFAMS (Federação de Bandas e Fanfarras), Sanesul, Delegacia da Receita Federal em Campo Grande e do próprio Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar do Estado de Mato Grosso do Sul.
📌 Serviço
Aulão gratuito de dança
📅 Data: 21 de fevereiro
🕓 Horário: 16h
📍 Local: Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar do Estado
🏠 Endereço: Rua Onze de Outubro, nº 220 — Bairro Cabreúva
🕺🏽 Aberto ao público e gratuito
👟 Não é necessário ter experiência prévia
Gilberto Junior, SED
Foto: arquivo escolar