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Secretaria de Educação realiza segunda etapa de formação em Língua Portuguesa

  • 03 jun 2016
  • Categorias:Geral
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Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza nesta sexta-feira (3) a segunda etapa, com a primeira turma, da formação continuada “A Leitura e a Produção Textual para Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental”, oferecida aos professores de todos os componentes curriculares, que atuam nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

A formação em Língua Portuguesa está sendo ofertada pela primeira vez aos professores de outros componentes curriculares, além dos de Língua Portuguesa, pois a SED considera que todas as esferas da atividade humana estão sempre relacionadas com a utilização da língua e, a primeira condição para a afirmativa de que somos brasileiros, é a de falante da Língua Portuguesa. Para tanto, precisamos saber fazer uso da língua oral e escrita em todas as instâncias de comunicação.

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A área do conhecimento Língua Portuguesa com base na “Leitura e Produção de Textos” passa por todos os componentes curriculares e propicia aos professores momentos de reflexão sobre as práticas pedagógicas trabalhadas, enfatizando que a reflexão permeia os valores, interesses, transformação, reconstrução da vida social e os percursos da experiência da formação e da prática pedagógica. É fundamental que os professores percebam o real objetivo da formação e das temáticas trabalhadas, para que possam reverter o conhecimento apreendido aos estudantes, dentro do seu componente curricular.

A formação, inicialmente como projeto piloto, atende as escolas estaduais de 22 municípios, com carga horária total de 40 horas divididas em três etapas: 1ª e 2ª etapa: 16 horas presenciais, totalizando dois encontros e, 24 horas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

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A SED destaca a importância das formações continuadas aos professores da Rede Estadual de Ensino e a melhoria da aprendizagem, considerando que manter-se atualizado sobre novas metodologias, novas tecnologias e desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes é um dos principais desafios da profissão educador.

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