Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Ivinhema foi inspiração para publicação de livro na EE Reynaldo Massi

  • 16 dez 2022
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Ivinhema
  • Compartilhar:

O trabalho com a escrita proporciona aos educandos estabelecer relação entre teoria e prática na produção de textos autorais individuais e coletivos, exercendo protagonismo com respeito a diversidade de saberes, identidades e culturas

No segundo semestre, por meio da Unidade Curricular “Escrita e Elaboração de Livro”, estudantes da Escola Estadual Reynaldo Massi, de Ivinhema, publicaram uma obra com poemas relacionados ao município, intitulado “Brincando com Poesias”.

Na unidade curricular foi possível expor aos estudantes a importância de ser autor, mobilizando-os nas diferentes linguagens e práticas culturais na busca pelo conhecimento em relação à produção de poesias de maneira criativa e autoral.

Construção do livro foi por etapas na UC da unidade escolar

O trabalho com a escrita proporciona aos educandos estabelecer relação entre teoria e prática na produção de textos autorais individuais e coletivos, exercendo protagonismo com respeito a diversidade de saberes, identidades e culturas, uma vez que “todo homem é o arquiteto de seu próprio destino” como dizia Salústio, um dos grandes escritores e poetas da literatura latina.

Etapas da construção

As professoras Rosely Pigosso e Paula Juliana Rodrigues Avalo orientaram 78 estudantes dos períodos matutino e vespertino sobre as etapas de construção de uma obra como: escrita, revisão, edição e diagramação. Reiteram que para a edição do livro foi realizado um trabalho de muito envolvimento com a disciplina.

“No início do semestre realizamos um diálogo com os educandos sobre qual possível tema poderíamos retratar no livro e, então, em conjunto com nossos alunos, nos veio a ideia de falar sobre nossa querida cidade. Os discentes se organizaram em duplas e identificaram características singulares do município de Ivinhema/MS  para construir a obra em gênero poético”, lembra professora Rosely.

Noite de autógrafos

No dia 01 de dezembro foi realizada a noite de autógrafos, o evento contou com a presença de docentes, autoridades locais e familiares dos alunos.

O estudante Mateus Carminati Meurer (2º ano) diz que se inspirou em Manoel de Barros, dando asas à imaginação e “pensando além de tudo”. A atividade de escrita volveu a criatividade que estava adormecida dentro de si, sentiu muita emoção ao escrever a poesia sobre o “Galpão das Artes” .

A Juliane Marcon, mãe do estudante Enzo Marcon (1º ano) relatou que achou muito interessante, a atividade proporcionou maior interação entre alunos de diferentes anos e contribuiu com o crescimento  pessoal de todos.Sentiu muito orgulho do filho que além de escrever uma poesia, foi autor do desenho da capa do livro.

As professoras enfatizam que a escrita protagonista da presente obra lhes permitiu evidenciar aos alunos que escrever é “liberdade de voar num horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser”, segundo Cecília Meireles. E ainda complementam com a concepção de Manoel de Barros que “tudo aquilo que nos leva a coisa nenhuma e que não pode vender no mercado como, por exemplo, o coração verde dos pássaros, serve para a poesia”.

Toda a equipe pedagógica parabeniza os estudantes e as professoras pela belíssimo trabalho da unidade curricular.





 

Últimas Notícias

  • Estudantes da Escola Fernando Corrêa se destacam na Feira Científica do IFMS em Três Lagoas
  • Talentos de MS brilham nas Olimpíadas de Robótica e Informática de 2025
  • Servidores da SED/MS vestem-se de rosa em apoio ao Outubro Rosa
  • Diversidade em foco: EE Marechal Rondon celebra culturas e identidades no encerramento do Projeto “Raças e Etnias”
  • Primavera chega ao CEI ZEDU com arte, cores e muita alegria
  • Estudantes da Escola Ada Teixeira transformam combate à dengue em aprendizado científico e criativo
  • Educação do campo ganha destaque na FECINAVI com projetos premiados da Escola Tertulina Martins de Oliveira
  • Servidores da Educação Básica compartilham experiências em seminário de integração
  • Cadastro profissional abre portas para alunas do Programa Mulheres Mil em Dourados
  • Modelos Moleculares transformam aula de Química em experiência interativa e significativa em Dourados
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital