Publicado em 01 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Objetivo foi o combate ao racismo, a discriminação e ao preconceito, a promoção da igualdade social e racial, a representatividade da população negra na sociedade.
A Escola Estadual Viriato Bandeira, em Coxim, desenvolveu com os estudantes a ação intitulada “Consciência Negra: saberes, culturas e resistência“, com objetivo do reconhecimento da cultura afro-brasileira, a sua contribuição para a formação da sociedade e a conscientização do quanto se faz importante o respeito entre todos.
Com a ação oportunizou o reforço e potencializou o trabalho que a escola já aplica, sendo o combate ao racismo, a discriminação e ao preconceito, a promoção da igualdade social e racial, a representatividade da população negra na sociedade, os desafios existentes ainda no século XXI e as manifestações artísticas e literárias por meio da exposição da culinária afro-brasileira, confecção de máscaras africanas, confecção de roupas, amuletos africanos, ecobagse, pinturas referentes a savana africana, oficinas de pinturas corporais outros elementos essenciais.







A ação foi desenvolvida pelos professores da Área de Linguagens: Millena, Dhenya, Josenilson, Silvia, Matheus, que realizaram um trabalho consciente e essencial na construção do conhecimento, “pois, é por meio do mesmo, que uma sociedade evolui, transforma-se e forma-se cidadãos críticos e conscientes. Parabéns aos nossos estudantes pelo empenho, responsabilidade, espírito em equipe, respeito”, finaliza diretora Ana Beatriz Gomes da Silva.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.









