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Acessibilidade e Inclusão são enfocadas em aula de Matemática na EE Leme do Prado

  • 30 ago 2019
  • Categorias:Acessibilidade
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Uma estratégia interativa, divertida e motivadora aos estudantes em resolutivas matemáticas, associou o conteúdo de Equação Exponencial ao recurso tecnológico.

Campo Grande (MS) – Buscando a afinidade dos jovens com as redes sociais, bem como a facilidade com o Código QR Code, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Leme do Prado, em Ladário, participaram, na última quarta-feira (28.8), de uma aula de Matemática com linguagem tecnológica inerente ao público jovem.

A professora responsável pela disciplina de Matemática, Cristiane Ramos da Silva, pensando em proporcionar uma estratégia interativa, divertida e motivadora aos estudantes em resolutivas matemáticas, associou o conteúdo de Equação Exponencial ao recurso tecnológico propondo uma Caça as Equações Exponenciais, onde pranchas com impressões do QR Code foram espalhadas por áreas da escola e de posse dos seus aparelhos celulares com o aplicativo gratuito já instalado, os estudantes enquadravam o leitor para escanear e, assim, o App converter o código em texto, ou seja, em  equações, dessa forma efetuavam o registro da equação no caderno e  posterior resolutiva . As placas com os códigos foram espalhadas por diversos espaços de uso coletivo da escola.

Aula de Matemática com linguagem tecnológica inerente ao público jovem, com enfoque na acessibilidade e inclusão (Foto:Divulgação)

De acordo com a técnica do Núcleo de Educação Especial da CRE-3 de Corumbá, Eugênia Alexandra Blacuth de Tomicha Vera, pensando nas especificidades dos estudantes do Ensino Médio, a professora regente, teve a preocupação de dispor os QR Code, onde a acessibilidade de estrutura física fosse viável para circulação de todos os estudantes, bem como fixou as plaquetas em altura de visualização, enquadramento para posicionamento dos aparelhos tanto para os estudantes pedestres como para os cadeirantes.

“O espírito colaborativo tomou conta da turma, e a medida que iam achando os códigos fixados anunciavam uns para os outros e assim, os locais foram compartilhados, porém cada qual escaneando com seu aparelho as equações”, finaliza professora Cristine. 

A coordenadora da CRE-3/NUESP, Maria Eulina Rocha dos Santos mencionou que o trabalho de orientação e apoio, junto aos professores de apoio, proporcionando atividades com enfoque na acessibilidade e inclusão é uma das funções do Núcleo de Educação Especial da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-3) de Corumbá.

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