Os trabalhos realizados foram ao longo do 1º semestre letivo, com estudantes do curso de EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Conectando Saberes II e Conectando Saberes III – EaD.
A Escola Estadual Pólo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, promoveu, no final do primeiro semestre de 2025, nas seis extensões escolares, localizadas em Unidades Penais de Campo Grande, as culminâncias dos trabalhos realizados ao longo do 1º semestre letivo, do curso de EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Conectando Saberes II e Conectando Saberes III – EaD.
A equipe pedagógica promoveu estudos, pesquisas, debates e a construção de conhecimentos com foco na sustentabilidade e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), na qual propôs-se o ensino interdisciplinar por meio de metodologias ativas e atividades criativas, para promover aos estudantes privados de liberdade o encantamento pelos estudos e uma aprendizagem efetiva.
Ressalta-se a importância da parceria realizada entre a SED (Secretaria de Estado de Educação) e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, com ênfase no trabalho por intermédio do envolvimento de todos os servidores educacionais e policiais penais das Unidades Penais: Centro de Triagem Anísio lima – CT; Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi – EPFIIZ; Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho; Instituto Penal de Campo Grande – IPCG; Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I – GI e Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II – GII.
Como produto final foram apresentados documentários, mostras científicas e culturais, apresentações e confraternização entre equipe pedagógica, equipe penal e estudantes. A ação demonstra a força transformadora da educação, reafirmando o compromisso com a garantia do direito à aprendizagem, mesmo em espaços de privação de liberdade.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.