As iniciativas ressaltam a importância do diálogo, da argumentação responsável e da escuta mútua, além unirem aprendizado e ludicidade
Na Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, em Nova Andradina, duas ações pedagógicas inclusivas foram realizadas nos últimos dias, tratam-se da acolhida em alusão ao Setembro Amarelo e aula criativa e inovadora de Geografia.
Setembro Amarelo
Durante o Setembro Amarelo, a unidade escolar realizou uma ação de acolhida com panfletos, articulada a partir das aulas de Filosofia.
A iniciativa foi fundamentada nos princípios da ética discursiva de Jürgen Habermas e Karl-Otto Apel, que ressaltam a importância do diálogo, da argumentação responsável e da escuta mútua para a construção de uma convivência ética e solidária.
“Falar sobre a vida e abrir espaços para a escuta é também um exercício filosófico de reconhecimento e cuidado”, menciona diretora Danielly Cristiny Sakate Bernegozzi Rueda.
Aula criativa
Na EE Professora Nair Palácio de Souza, a professora Maria Alice (Geografia) desenvolveu uma atividade criativa e inovadora para ensinar sobre a Região Sul do Brasil.
Os alunos confeccionaram laptops de papel, nos quais registraram informações sobre aspectos culturais, geográficos e econômicos da região. A proposta uniu aprendizado e ludicidade, permitindo que os estudantes fossem protagonistas na construção do conhecimento.
A elaboração do material despertou interesse, facilitou a compreensão dos conteúdos e mostrou como a criatividade pode tornar o ensino mais dinâmico e significativo.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.