Publicado em 11 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Iniciativa fortalece habilidades digitais essenciais e uso consciente de tecnologias
No mundo atual, dominar tecnologias básicas deixou de ser vantagem; virou necessidade. Saber usar computador, internet e ferramentas digitais é tão importante quanto ler e escrever.
Pensando nisso, a EE Waldemir Barros da Silva estruturou um projeto de Alfabetização Digital que transforma dificuldade em oportunidade para estudantes do 9º ano, em Campo Grande.
Experimentação é o caminho
O projeto nasce de uma realidade comum nas escolas. Muitos chegam ao 9º ano com pouco domínio de ferramentas digitais, como editores de texto, plataformas educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem.
Sem esse conhecimento, a execução de atividades simples se torna um obstáculo, e a tecnologia, que deveria ajudar, passa a limitar o aprendizado.
Para reverter esse cenário, a escola desenvolve ações práticas que ampliam o contato dos alunos com computadores, internet, plataformas educacionais e recursos inovadores, promovendo autonomia e segurança digital.



Tecnologia como ponte para protagonismo
Além de introduzir ferramentas como Google Workspace, Pacote Office e plataformas de aprendizagem, os estudantes participam de atividades interativas, desafios gamificados e experimentações que estimulam criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.
O projeto também inclui momentos de pesquisa, debates sobre uso seguro da internet e reflexões sobre cyberbullying, ampliando a compreensão dos estudantes sobre responsabilidade digital.




Ambiente escolar inovador
As atividades acontecem em diferentes espaços da escola, como o Laboratório Didático Móvel, a Sala de Tecnologia Educacional e ambientes de pesquisa.
Segundo o coordenador do projeto, professor Everton Souza de Queiroz, o uso de metodologias ativas ajuda a tornar a aprendizagem mais significativa.
“Ao aprenderem a navegar pela tecnologia de forma ética e produtiva, eles percebem que têm voz e capacidade de construir conhecimento”, destaca Everton.
Já o diretor da escola, Eduardo Francisco de Oliveira, ressalta que “quando nossos estudantes descobrem que são capazes de usar a tecnologia para aprender a resolver problemas, eles também descobrem que podem transformar a própria história”.
O objetivo final é preparar os estudantes para chegarem ao Ensino Médio – ou ao Ensino Médio Técnico – com mais domínio tecnológico e capacidade de utilizar os recursos digitais a favor da aprendizagem.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar