Alfabetização Digital na REE prepara estudantes para desafios tecnológicos atuais

Alfabetização Digital na REE prepara estudantes para desafios tecnológicos atuais
  • Publicado em 11 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Iniciativa fortalece habilidades digitais essenciais e uso consciente de tecnologias

    No mundo atual, dominar tecnologias básicas deixou de ser vantagem; virou necessidade. Saber usar computador, internet e ferramentas digitais é tão importante quanto ler e escrever.

    Pensando nisso, a EE Waldemir Barros da Silva estruturou um projeto de Alfabetização Digital que transforma dificuldade em oportunidade para estudantes do 9º ano, em Campo Grande.

    Experimentação é o caminho

    O projeto nasce de uma realidade comum nas escolas. Muitos chegam ao 9º ano com pouco domínio de ferramentas digitais, como editores de texto, plataformas educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem.

    Sem esse conhecimento, a execução de atividades simples se torna um obstáculo, e a tecnologia, que deveria ajudar, passa a limitar o aprendizado.

    Para reverter esse cenário, a escola desenvolve ações práticas que ampliam o contato dos alunos com computadores, internet, plataformas educacionais e recursos inovadores, promovendo autonomia e segurança digital.

    Tecnologia como ponte para protagonismo

    Além de introduzir ferramentas como Google Workspace, Pacote Office e plataformas de aprendizagem, os estudantes participam de atividades interativas, desafios gamificados e experimentações que estimulam criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.

    O projeto também inclui momentos de pesquisa, debates sobre uso seguro da internet e reflexões sobre cyberbullying, ampliando a compreensão dos estudantes sobre responsabilidade digital.

    Ambiente escolar inovador

    As atividades acontecem em diferentes espaços da escola, como o Laboratório Didático Móvel, a Sala de Tecnologia Educacional e ambientes de pesquisa.

    Segundo o coordenador do projeto, professor Everton Souza de Queiroz, o uso de metodologias ativas ajuda a tornar a aprendizagem mais significativa.

    “Ao aprenderem a navegar pela tecnologia de forma ética e produtiva, eles percebem que têm voz e capacidade de construir conhecimento”, destaca Everton.

    Já o diretor da escola, Eduardo Francisco de Oliveira, ressalta que “quando nossos estudantes descobrem que são capazes de usar a tecnologia para aprender a resolver problemas, eles também descobrem que podem transformar a própria história”.

    O objetivo final é preparar os estudantes para chegarem ao Ensino Médio – ou ao Ensino Médio Técnico – com mais domínio tecnológico e capacidade de utilizar os recursos digitais a favor da aprendizagem.

    Gilberto Junior, SED

    Fotos: arquivo escolar

    Categorias :

    Campo Grande

    Veja Também