Publicado em 10 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Ideias se tornaram conquistas para os estudantes que venceram em cinco categorias
Os estudantes da Escola Estadual Cívico-Miliar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias, carinhosamente conhecida por Professor Tito, em Campo Grande, mostraram que pesquisar é transformar ideias em ciência e inovação na FETEC-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul).
Com cinco premiações entre seis projetos apresentados, a escola despertou talentos e renovou caminhos para o futuro.
Teve ciência e criatividade na exploração de arte sustentável, passando por inteligência artificial até práticas de compostagem e jogos de RPG (Role Playing Game) como ferramenta de aprendizagem.
Os trabalhos renderam o primeiro e o terceiro lugares na categoria Linguística, Letras e Artes; o terceiro lugar em Ciências Agrárias; uma Menção Honrosa do Museu de Arqueologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e uma credencial para a Fenadante-SP (Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri, em São Paulo) – totalização cinco prêmios.

Veja como ficaram os projetos no pódio:
1º lugar: ‘Entre Dados e Palavras: Aprendendo com RPG’ na categoria Linguística, Letras e Artes, sob orientação das professoras Letícia Gomes Oliveira Seiboth e Amandha Kaiser da Silva.
3º lugar: ‘Letramento no Ensino Fundamental com IA’ na categoria Linguística, Letras e Artes, com a orientação das professoras Letícia Gomes Oliveira Seiboth e Graziela Maria de Carvalho.
3º lugar: ‘Transformando Lixo e Resíduos em Conhecimento’ na categoria Ciências Agrárias, com orientação dos professores Andréa Haruko Arakaki e Luana Souza Flores.
– Menção Honrosa ‘Raízes que Criam’ na categoria Arte Sustentável e Inclusiva, orientado pelas professoras Juliana Gonçalves Ramires Rodrigues e Amandha Kaiser da Silva
– Credencial Nacional ‘Tito Extra Life’, na categoria Engenharias.

“A feira permite que nossos alunos vivenciem a ciência de forma ativa, aplicando seus conhecimentos e desenvolvendo autonomia intelectual”, destacou a coordenadora pedagógica Cristiane Zorzatto.
Para a também coordenadora Cleuzimar Corrêa, os resultados refletem “o compromisso da escola com uma educação que estimula a curiosidade, o pensamento crítico e o protagonismo juvenil”.
A gestora escolar Fernanda Alves Bucallon Serafim destacou que a conquista representa o talento e o esforço dos estudantes e que é um “orgulho de ver a Professor Tito sendo reconhecida em uma premiação tão importante dedicada à pesquisa e inovação”.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar