Atividade envolveu reflexão, pesquisa e criatividade ao conectar o pensamento filosófico de Tales de Mileto ao surgimento do método científico moderno
Na EE Dom Bosco, em Corumbá, os estudantes do 1º Ano E vivenciaram uma experiência de aprendizagem diferenciada por meio de uma atividade interdisciplinar que integrou os componentes de História e Filosofia. A proposta foi além dos conteúdos tradicionais ao promover discussões filosóficas, investigação científica e construção coletiva do conhecimento, proporcionando uma aula dinâmica e significativa.
Com o tema “Grécia Antiga e o Surgimento do Pensamento Filosófico”, os professores Mariangela Alves Arruda (História) e João Marcelo (Filosofia), com o apoio do Professor Coordenador de Práticas Inovadoras (PCPI) Felipe Ferreira, conduziram um projeto que destacou a relevância do filósofo Tales de Mileto na origem do pensamento racional e na estruturação do método científico moderno.
Durante a atividade, os alunos foram convidados a refletir sobre as origens do universo segundo a perspectiva pré-socrática, compreendendo como o pensamento filosófico grego foi essencial para a formação do conhecimento histórico e científico. A proposta também estabeleceu conexões com grandes pensadores da modernidade, como Francis Bacon, René Descartes, David Hume, Baruch Espinosa e Immanuel Kant.
A metodologia adotada incluiu rodas de conversa, observação do ambiente natural e pesquisa em grupo. Com base em temas de interesse escolhidos pelos próprios alunos, as equipes aplicaram um diagrama do método científico simplificado, inspirado na filosofia grega e aprimorado por autores modernos, para desenvolver suas investigações.
Como culminância, os estudantes Ricardo Cortez Mendes de Souza e Daniel Castilho Acosta produziram um vídeo criativo e didático que sintetizou os aprendizados. A produção destacou como a Filosofia e o método científico influenciam diversas áreas do conhecimento, como a Matemática, História e Ciências Ambientais.
A atividade demonstrou o potencial do ensino interdisciplinar para promover o pensamento crítico, ampliar horizontes e tornar a aprendizagem mais significativa e conectada com diferentes campos do saber.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar