Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia

  • 16 jun 2025
  • Categorias:Corumbá, destaque
  • Compartilhar:

Atividade envolveu reflexão, pesquisa e criatividade ao conectar o pensamento filosófico de Tales de Mileto ao surgimento do método científico moderno

Na EE Dom Bosco, em Corumbá, os estudantes do 1º Ano E vivenciaram uma experiência de aprendizagem diferenciada por meio de uma atividade interdisciplinar que integrou os componentes de História e Filosofia. A proposta foi além dos conteúdos tradicionais ao promover discussões filosóficas, investigação científica e construção coletiva do conhecimento, proporcionando uma aula dinâmica e significativa.

Com o tema “Grécia Antiga e o Surgimento do Pensamento Filosófico”, os professores Mariangela Alves Arruda (História) e João Marcelo (Filosofia), com o apoio do Professor Coordenador de Práticas Inovadoras (PCPI) Felipe Ferreira, conduziram um projeto que destacou a relevância do filósofo Tales de Mileto na origem do pensamento racional e na estruturação do método científico moderno.

Durante a atividade, os alunos foram convidados a refletir sobre as origens do universo segundo a perspectiva pré-socrática, compreendendo como o pensamento filosófico grego foi essencial para a formação do conhecimento histórico e científico. A proposta também estabeleceu conexões com grandes pensadores da modernidade, como Francis Bacon, René Descartes, David Hume, Baruch Espinosa e Immanuel Kant.

A metodologia adotada incluiu rodas de conversa, observação do ambiente natural e pesquisa em grupo. Com base em temas de interesse escolhidos pelos próprios alunos, as equipes aplicaram um diagrama do método científico simplificado, inspirado na filosofia grega e aprimorado por autores modernos, para desenvolver suas investigações.

Como culminância, os estudantes Ricardo Cortez Mendes de Souza e Daniel Castilho Acosta produziram um vídeo criativo e didático que sintetizou os aprendizados. A produção destacou como a Filosofia e o método científico influenciam diversas áreas do conhecimento, como a Matemática, História e Ciências Ambientais.

A atividade demonstrou o potencial do ensino interdisciplinar para promover o pensamento crítico, ampliar horizontes e tornar a aprendizagem mais significativa e conectada com diferentes campos do saber.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar





Últimas Notícias

  • Palestra sobre empreendedorismo e empregabilidade é realizada no CEEP Professora Evanilde Costa da Silva
  • Formação sobre TEA reúne mais de 300 profissionais da educação em Jardim
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Mandacaru de Matemática
  • Da sala de aula para a cozinha: Escola Vilmar alia empreendedorismo e gastronomia em projeto estudantil
  • Estudantes do Programa Mulheres Mil do CEEP Professora Evanilde Costa da Silva celebram conquistas  
  • Curso “Práticas de Interpretação em Libras” encerram inscrições dia 07 de agosto
  • EE Augusto Krug Netto realiza projeto “Soletrando – Incentivo à Leitura e Ortografia”
  • EE Miguel Sutil representa Camapuã na etapa estadual da VI CNIJMA  
  • Estudantes da EE Dolor Ferreira de Andrade refletem sobre a democracia e movimentos sociais durante Intervalo Cultural
  • Mulheres que Inspiram: formatura celebra conquistas e novos caminhos
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital