Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Alunos do Cejar vencem Feciaq com pesquisa sobre abelhas solitárias e garantem vaga em feira nacional de ciência

  • 16 out 2025
  • Categorias:Aquidauana, destaque
  • Compartilhar:

Estudo sobre influência da profundidade dos ninhos artificiais impressiona na categoria Ciências Biológicas e da Saúde e leva equipe para a FEBRACE, em São Paulo

Estudantes da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (Cejar), em Aquidauana, conquistaram o 1º lugar na categoria Ciências Biológicas e da Saúde – Ensino Médio durante a Feciaq (Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana), com um projeto voltado à preservação dos polinizadores.

A pesquisa, intitulada “Preferência de ocupação de abelhas solitárias: um estudo sobre a influência da profundidade dos ninhos”, foi desenvolvida pelos alunos Gabriela Vila Maior, Eduarda Paz dos Santos, Évellin Aurora Ramos Nogueira e Nicolas Vieira Mendonça, sob orientação dos professores Mariele Trindade Silva Arrua e Bruno Arguelho Arrua.

O trabalho investigou o comportamento de abelhas solitárias, com foco em como diferentes profundidades de ninhos artificiais afetam sua ocupação. A proposta se destaca por abordar a ecologia de polinizadores nativos e seu papel essencial na manutenção da biodiversidade.

Apresentado no campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul durante a Feciaq, o projeto chamou atenção dos avaliadores pela relevância científica e ambiental, além de seu potencial de aplicação em práticas sustentáveis.

Como resultado da premiação, a equipe garantiu vaga na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), uma das mais prestigiadas feiras de iniciação científica do país, que será realizada em São Paulo. A classificação representa um importante passo para os jovens pesquisadores, dando visibilidade nacional ao projeto e reforçando o papel da ciência na formação de estudantes críticos e comprometidos com o meio ambiente.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar


 

Últimas Notícias

  • Escola de Dourados celebra Dia das Crianças com gincana educativa e bolo gigante
  • Alunos do Cejar vencem Feciaq com pesquisa sobre abelhas solitárias e garantem vaga em feira nacional de ciência
  • Alunos do Projeto AJA promovem ações de sustentabilidade e empreendedorismo na Escola Estadual Maria Leite
  • Alunos com altas habilidades são destaque nacional em Olimpíada de Geopolítica
  • Esporte e educação caminham juntos na trajetória de alunos da E.E. João Carlos Flores
  • Em Dourados, estudantes utilizam múltiplas disciplinas para discutir cidadania e justiça social
  • Estudantes se destacam em concurso estadual com curtas sobre os perigos das apostas online
  • MS participa de conferência em Brasília que destacou protagonismo popular na luta por justiça racial no Brasil
  • Educação Antirracista ganha força no Conesul com nova formação para professores da REE
  • Café Cultural movimenta a Escola Jamic com arte, conhecimento e valorização da cultura africana
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital