Atividades interdisciplinares mobilizaram estudantes do Fundamental e Médio em práticas sustentáveis e criativas, com foco no meio ambiente, economia circular e valorização dos saberes locais
Estudantes da Escola Estadual Maria Leite, em Corumbá, colocaram em prática iniciativas de educação ambiental, sustentabilidade e empreendedorismo por meio do Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem). As ações, apresentadas durante a feira escolar do período noturno, envolveram desde a criação de soluções ecológicas para a escola até propostas de renda alternativa para a comunidade.
As turmas dos 8º e 9º anos desenvolveram o projeto “Escolas Mais Sustentáveis”, que resultou na confecção de lixeiras ecológicas com caixotes reciclados, na instalação de coletores de água de ar-condicionado para reutilização e em uma gincana de coleta seletiva com foco na conscientização ambiental dos colegas.
Já os alunos do Ensino Médio (Avançado IA) aprenderam a produzir sabão ecológico com óleo usado, coletado por suas famílias e pelas cozinheiras da escola, como forma de evitar a contaminação da água e gerar renda. Também produziram composteiras orgânicas para reduzir o lixo doméstico e promover a agricultura sustentável.
Na turma Avançado IB, o foco foi a preservação da biodiversidade, com destaque para o papel das abelhas na manutenção dos ecossistemas e na economia local. Os alunos contaram com a participação do apicultor pantaneiro Valdinei Conceição, premiado nacionalmente, e desenvolveram ainda o papel semente — feito a partir de papel reciclado com sementes nativas incorporadas —, reutilizando água dos aparelhos de ar-condicionado no processo.
Abordando o tema da poluição plástica, a turma Avançado IIA participou de oficinas na UFMS – Campus Pantanal e, com os conhecimentos adquiridos, orientou colegas na produção de bolsas e aventais com banners reutilizados, promovendo o reaproveitamento criativo e o espírito empreendedor. A ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente.
As atividades do Projeto AJA promoveram uma aprendizagem significativa e reforçaram o papel da escola como espaço de transformação social. Os alunos atuaram como protagonistas, desenvolvendo consciência ambiental, criatividade e compromisso com o futuro, ao mesmo tempo em que integraram conteúdos escolares a práticas reais de cuidado com o planeta.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo AJA