Projeto valoriza desempenho, frequência e comportamento como incentivo ao comprometimento escolar
A EE Maria Rita em Campo Grande, iniciou oficialmente em 2025 mais uma edição do projeto “Churrasco na Merenda”, uma ação da equipe gestora e da coordenação pedagógica voltada à valorização do desempenho dos estudantes e ao fortalecimento da convivência escolar. A iniciativa, implantada em 2024, busca promover uma cultura de comprometimento e responsabilidade por meio de incentivos concretos.
Na versão inicial do projeto, a participação dos alunos no churrasco dependia exclusivamente da melhoria das médias bimestrais. Neste ano, entretanto, os critérios foram ampliados: além do rendimento acadêmico, passam a ser avaliadas a frequência às aulas e a quantidade de ocorrências disciplinares. A meta é reconhecer não apenas o conhecimento adquirido, mas também o comportamento e a dedicação cotidiana.
O churrasco realizado recentemente marcou o pontapé inicial da edição 2025 do projeto. Os dados considerados foram os do 1º bimestre, e as metas já foram definidas para o segundo, reforçando a continuidade do acompanhamento pedagógico e da valorização dos avanços individuais e coletivos.
“Acreditamos que essa iniciativa contribuirá para despertar maior interesse dos estudantes pelo processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que estreita os laços entre alunos, professores e gestão. Estamos abertos à comunidade e prontos para dialogar sobre práticas que impulsionem nosso ensino”, destacou o diretor adjunto Fábio de Lima Mota.
Para o diretor José Nogueira Neto, a proposta tem um papel essencial na criação de um ambiente mais positivo. “Nosso objetivo é reconhecer o esforço dos estudantes e motivá-los a manterem o foco nos estudos e na convivência respeitosa. Esse é um projeto que une mérito, convivência e pertencimento”.
Encerrando o evento, o secretário adjunto de Educação, Sérgio Gonçalves, parabenizou a equipe da escola pela iniciativa. “Essa é uma prática exemplar, que mostra como a gestão escolar pode transformar a rotina educacional com ações simples, porém eficazes. Incentivar o bom desempenho de forma humanizada e acolhedora é o caminho para construir uma escola que forma cidadãos conscientes e participativos”.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar