Os estudantes exploram conteúdos de biologia, conservação ambiental e tecnologias aplicadas a organismos aquáticos, fortalecendo o aprendizado e a consciência ambiental.
A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, realiza o projeto de extensão intitulado “Aquicultura e Aquarismo como ferramenta para a educação”, que vem proporcionando experiências práticas e significativas aos estudantes.
O projeto é desenvolvido por meio da montagem e manutenção de aquários, os alunos exploram conteúdos de biologia, conservação ambiental e tecnologias aplicadas a organismos aquáticos, fortalecendo o aprendizado e a consciência ambiental, sob orientação da professora Michelle Vetorelli, do curso de Engenharia de Aquicultura da UFGD, em parceria com a professora coordenadora de Práticas Inovadoras Natalia Derika Luqui.
O projeto tem como objetivo buscar integrar ciência, educação e prática ambiental, estimulando nos estudantes: Curiosidade e interesse pelo estudo de organismos aquáticos e ecossistemas; Responsabilidade e cuidado com espécies e meio ambiente; Habilidades técnicas para manutenção de sistemas aquáticos; Compreensão dos ciclos biológicos, alimentação, reprodução e ciclo do nitrogênio em aquários artificiais.
A execução do projeto ocorre por meio de atividades presenciais e online, incluindo: Montagem e manutenção dos aquários nas salas de aula, sob orientação de acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura; Capacitação de estudantes para monitorar os aquários e garantir o cuidado adequado dos organismos; Debates e atividades educativas sobre preservação de ecossistemas, organismos planctônicos e conservação de espécies ameaçadas; Produção e divulgação de conteúdos científicos nas redes sociais, promovendo interação entre escola, universidade e comunidade.
Apoio
O projeto conta também com a participação de estudantes da própria escola: a bolsista e extensionista Allana Manuela Jarson Costa de Oliveira, do 3º ano B, e o monitor Davi Emmanuel Souza da Silva, do 8º ano A, responsáveis pelo manejo diário das espécies e pela orientação dos colegas nas atividades práticas.
De acordo com coordenadora PCPI Natalia Derika, “acompanhar o desenvolvimento deste projeto tem sido extremamente gratificante. Ver os alunos engajados na montagem dos aquários, cuidando dos organismos e refletindo sobre sua importância para o meio ambiente é inspirador. A participação de Allana e Davi, assumindo responsabilidades concretas no manejo das espécies, fortalece o senso de compromisso e cuidado de toda a turma. Além disso, a troca de experiências entre estudantes, acadêmicos da UFGD e a comunidade por meio das mídias sociais amplia o impacto do projeto e reforça o papel da escola como espaço de aprendizagem transformadora”.
O projeto demonstra como a Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, no compromisso assumido como Escola Azul, se configura como um espaço de ensino inovador, onde teoria e prática caminham juntas. A vivência prática em ciência desperta a curiosidade dos estudantes, fortalece a consciência ambiental e desenvolve habilidades técnicas, além de promover atitudes de cidadania e responsabilidade.
“Ao integrar alunos, professores, universidade e comunidade, a iniciativa reforça a importância da educação científica participativa, transformando o aprendizado em uma experiência significativa, duradoura e alinhada aos valores de cuidado, engajamento e sustentabilidade que orientam o compromisso da Escola Azul”, finaliza diretor Pascoalino Cornélia Angélico.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.