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Arte, cultura e empreendedorismo social são trabalhadas na EE Pedro Afonso Pereira Goldoni

  • 22 ago 2023
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Ponta Porã
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Foram deselvolvidos projetos “Arte e Cultura sul-mato-grossense” e de empreendedorismo social: “Produzindo e vendendo geleias, conservas e fermentados”.

A Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Extensão Graça de Deus, localizada na zona rural, no município Ponta Porã deselvolveu duas ações pedagógicas inclusivas, trata-se do projeto “Arte e Cultura sul-mato-grossense” e do projeto de empreendedorismo social: “”Produzindo e vendendo geleias, conservas e fermentados”.

Arte e Cultura de MS

Entre os meses de junho a agosto, o projeto “Arte e Cultura sul-mato-grossense” foi realizado pelos estudantes do ensino fundamental vespertino, sob a coordenação do professor Genivaldo Antonio Alves, do componente curricular de Arte e professor Nilton Cesar de Oliveira do componente curricular de Terra – Vida – Trabalho (TVT).

O projeto se justifica pela possibilidade e responsabilidade de ações voltadas para ao pensamento artístico, social e ambiental para a arte e cultura do MS. Buscando a valorização de elementos e símbolos do Estado de Mato Grosso do Sul que representem a arte e memória dos povos dessa região, com uso de materiais naturais que seriam descartados e que se tornarão trabalhos artísticos permanentes na Escola.

Estudantes realizam ações pensadas ao pensamento artístico, social e ambiental

Dos principais objetivos estão: Formar estudantes conscientes de seu papel educacional e social; Propiciar aos estudantes momentos de reflexões sobre arte e cultura; Estimular a criatividade.

Empreendedorismo social

O projeto de empreendedorismo social: ”Produzindo e vendendo geleias, consercas e fermentados” foi desenvolvido no primeiro semestre na unidade escolar, durante a execução os alunos criaram suas logomarcas utilizando o Canva e com isso desenvolveram os produtos de acordo com seu estilo de negócio.

O objetivo principal deste projeto é criar a partir da disciplina de Itinerário Informativo do Novo Ensino Médio, um modelo de negócio. Voltado para a produção e comercialização de geleias, conservas e fermentados, com foco na inclusão social e na sustentabilidade ambiental da comunidade estudantil da zona rural. O presente projeto foi orientado pelas professoras Kelly Mara Soares Dornelles, Marcia Benitez Pereira Ferro.

Logomarcas criadas pelos estudantes

Os objetivos específicos são: Promover a inclusão social, oferecendo oportunidades de trabalho e geração de renda para comunidades estudantis rural; Estimular a produção sustentável, priorizando o uso de ingredientes naturais e orgânicos, e promovendo práticas de cultivo e produção que sejam ecologicamente responsáveis;

Bem como oferecer produtos de qualidade, com valor agregado, que atendam às demandas do mercado por produtos naturais, saudáveis e artesanais; Contribuir para o desenvolvimento econômico local, promovendo a valorização dos produtos regionais e a criação de uma cadeia produtiva sustentável, por iniciativa dos jovens alunos, que em breve sairão do ambiente escolar.

Alimentos saudáveis

O consumo de produtos naturais e saudáveis tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionado pela crescente preocupação com a saúde e o meio ambiente. Além disso, há uma demanda crescente por produtos artesanais e de produção local, que promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Nesse contexto, a produção de geleias, conservas e fermentados é uma excelente oportunidade de negócio, pois é um segmento que combina a oferta de produtos saudáveis, sustentáveis e com valor agregado.

No entanto, muitas vezes, comunidades em situação de vulnerabilidade social têm dificuldades de acesso a recursos e oportunidades para empreender. É nesse contexto que o empreendedorismo social pode desempenhar um papel importante, ao criar oportunidades de trabalho e geração de renda para esses alunos, promovendo a inclusão social e contribuindo para o desenvolvimento econômico local, com base em produtos que muitas vezes crescem ou são produzidos em suas moradias, como pomares, hortas ou produção leiteira.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.




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