Publicado em 13 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Projeto inclusivo visa ampliar rede de apoio garantindo mais amparo e empatia de todos
Uma atividade socioemocional é um caminho necessário para influenciar o comportamento dos alunos em torno do reconhecimento do sentimento de compaixão pelo colega.
Especialmente, quando o caso envolve uma pessoa com deficiência de natureza física, mental ou sensorial.
Pensando em contribuir com a ampliação da rede de apoio e a formação de amizades sem preconceitos, a Escola Estadual Flavina da Silva promoveu uma atividade com alunos do 3º ano do Ensino Médio, reproduzindo os desafios de um estudante com deficiência (PCD).
A atividade contou com o apoio do Senai em uma dinâmica de promoção da cultura da inclusão, revelando as dificuldades de acessibilidade e a urgência de ambientes mais acolhedores.





Coordenada pelo professor do Senai/MS e especialista em Gestão de Pessoas, Elinei Morais, a dinâmica procurou estimular a convivência com pessoas que têm mobilidade reduzida.
“Precisamos reduzir barreiras sociais motivadas por preconceito ou desconhecimento com a participação efetiva da sociedade estudantil”, reforçou o diretor da escola, Dilmar Ricardo Ribeiro.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar