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Atividade vinculada ao projeto de iniciação no ensino básico é promovida na EE Floriano Viegas Machado  

  • 02 maio 2024
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Dourados
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O projeto é pensado no intuito de abordar a mobilidade urbana, num primeiro momento, com o transporte público e, posterior, sobre o uso de bicicletas para o deslocamento na cidade de Dourados.

A Escola Estadual Floriano Viegas Machado, localizado no jardim Ouro Verde, em Dourados, promoveu com corpo discente atividades vinculadas ao projeto “O patrimônio Cultural através de um website (2): cidade, cultura e história” do FUNDECT/PICTEC 2023-2024 – (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

O FUNDECT/PICTEC é um edital de bolsas específico para a educação básica, em especial, o ensino médio. O destaque são as atividades do “Diálogos patrimoniais”. Uma iniciativa fundamental para refletir sobre a relação ensino e pesquisa e de temáticas abordadas no referido projeto.

Projeto busca abordar a mobilidade urbana

Diálogos patrimoniais

O Diálogos patrimoniais: mobilidade urbana foi realizado no dia 15 de abril de 2024, ministrado pelo PCPI (Professor Coordenador de Práticas Inovadoras) Machado Henrique Dionízio, geógrafo da unidade escolar tem trabalho de conclusão de curso intitulado “Mobilidade e restruturação no modelo de transporte coletivo em Dourados – MS”, defendido em 2018, foi base para o debate realizado com os alunos dos 2º anos do ensino médio do período matutino.

A atividade é pensada no intuito de abordar a mobilidade urbana, num primeiro momento, com o transporte público e, num segundo momento, sobre o uso de bicicletas para o deslocamento na cidade de Dourados. Para tanto, são discussões imprescindíveis com os alunos da referida escola, tendo em vista a organização de um percurso ciclístico, a ser realizado em maio.

Organizada em conjunto com as professoras, Lidiane Cristina Lopes Garcia de Souza (Geografia) e Sabrina Vieira (Arte), a atividade contou com a participação da coordenadora do projeto, Márcia Bortoli Uliana (História) e com as bolsistas do projeto Giovanna, Maria Eduarda e Stéfany.

Percurso ciclístico

O percurso ciclístico é promovido em conjunto com o Quantum LAB – Laboratório de Educação, Popularização e Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação “Vitor Samuel Salomone Bittencourt” – sediado na Escola Estadual Floriano Viegas Machado através do projeto “Tekoha e as Ciências Básicas para pensar Sociedade Sustentáveis no Estado de Mato Grosso do Sul” (CNPq/MCTI)”, desenvolvido entre 2023 e 2024.

Percurso tem como escopo deslocar a cidade de Dourados de bicicleta

O percurso conta com o apoio da Guarda Municipal de Dourados, AGETRAN, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Regional de Educação (CRE5), comunidade escolar entre outros sujeitos, como grupos de ciclismo.

A proposta é: saída da EE Floriano Viegas Machado, indo até o Monumento ao Colono e seguindo até o parque Antenor Martins pela Av. Marcelino Pires. Ao longo do percurso, serão evidenciadas: mobilidade urbana, cidade e o urbano, visualização e vivência da via, ausência de ciclovia, retirada de bicicletários, falta de mobilidade/acessibilidade.

Os patrimônios culturais observados: Monumento ao Colono, Monumento ao Brasil 500 anos, Monumento a Antônio João e à Bíblia e as Figueiras – praça central (bem como a localização inicial do Monumento ao Peão dos ervais ou Ervateiro). Serão utilizadas camisetas produzidas por intermédio da oficina “robótica: lilypad e mobilidade urbana”, além das “paradas” em espaços onde estão inseridos os patrimônios culturais, para a leitura de placas com código QR de acesso a informações sobre os patrimônios culturais junto ao website que está sendo construído.

A finalização da atividade será com roda de conversa e lanche junto aos bustos de Dezidério de Oliveira e Marçal de Souza, já no interior do Parque Antenor Martins e retorno para a Escola.

“São várias abordagens, além da mobilidade urbana, do patrimônio cultural, da sustentabilidade, das cidades inteligentes, entre outros. Junto a tudo isso, ainda será realizada, em junho, uma Mostra na Escola de parte do livro infantil ‘Caminhos para a escola: patrimônio cultural, mobilidade urbana, ilustração e modelagem 3D’. As ilustrações realizadas pelo grupo de meninas de Ciência e Arte, vinculadas ao Quantum LAB”, finaliza diretor Julio Cezar dos Santos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

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