Os corpo discente participou de uma série de atividades pedagógicas que aliou aprendizado, criatividade e diversão.
Estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Delmira Ramos dos Santos, em Campo Grande, participam de uma série de atividades pedagógicas que aliaram aprendizado, criatividade e diversão, por intermédio do projeto “Jogos Educativos Delmira Ramos: A Importância do Brincar e do Lúdico na Formação do Indivíduo”,
Na disciplina de Tecnologia e Cidadania Digital, a professora Sandra promoveu uma proposta dinâmica com o jogo “Daqui para lá, de lá pra cá”, na Sala de Tecnologia. O objetivo foi trabalhar noções de sentido e direção de forma prática e lúdica.
No dia 27 de junho, os alunos do 6º ano participaram de uma animada competição individual com o mesmo jogo, desafiando-se a completar o percurso no menor tempo possível. A atividade, orientada pela PCPI Aidina, desenvolveu a concentração, o raciocínio rápido e a coordenação motora, além de promover um ambiente de entusiasmo e colaboração entre os estudantes.
Dando continuidade ao projeto, o professor Mateus conduziu uma empolgante atividade na quadra de esportes com os alunos do 5º e 6º ano. Utilizando discos confeccionados com papelão e EVA na aula anterior, os estudantes participaram de dinâmicas interativas como o tradicional jogo da velha em tamanho ampliado. A proposta incentivou a estratégia, o trabalho em equipe e proporcionou momentos de competição saudável, fortalecendo o vínculo entre os colegas e promovendo o aprendizado de forma divertida.
Na disciplina de Matemática, o professor Mário Márcio aplicou o Bingo da Multiplicação com os alunos do 6º ano. A atividade estimulou a prática das tabuadas de maneira lúdica, reforçando o raciocínio lógico e a agilidade nos cálculos. O entusiasmo e o espírito colaborativo marcaram a participação da turma.
“As ações demonstram o compromisso da Escola Delmira Ramos em tornar o ensino mais atrativo por meio de metodologias ativas e lúdicas, utilizando jogos como ferramentas pedagógicas que estimulam o interesse, a criatividade e o desenvolvimento integral dos estudantes”, finaliza diretora Gigliola Aparecida Penazzo Vinci.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.