Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Aula fora das “quatro paredes” é realizada com estudantes da EE Coração de Maria

  • 30 nov 2023
  • Categorias:Campo Grande
  • Compartilhar:

A aula de quase quatro horas , foi divida em três momentos, sendo o primeiro “Compartilhando o meu livro”, o segundo foi o “Piquenique”, por fim, o terceiro momento foi “Quem conta um conto aumenta um ponto”

Os estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Coração de Maria, em Campo Grande, sob orientação do professor Lucas Ipólito, no 4º Bimestre, tiveram uma aula de Língua Portuguesa fora das “quatro paredes”, com atividades no Parque das Nações Indígenas.

“É importante sair um pouco das quatro paredes e mostrar para os alunos que nós somos a escola onde quer que estejamos; assim, podemos estudar, aprender e compartilhar conhecimentos”, lembra professor Lucas

O professor também afirmou que a aula só foi possível com planejamento e programação juntamente com os estudantes, pais e responsáveis e direção escolar, que flexibilizou algumas alterações em seu cronograma, bem como alguns servidores para auxiliar na aula de campo.

A aula de quase quatro horas foi divida em três momentos, sendo o primeiro “Compartilhando o meu livro” (cada aluno levou o livro que mais gostou de ler na vida e teve que persuadir os colegas de que o livro dele era o melhor e que valeria a leitura); Já o segundo momento foi o “Piquenique” (os alunos e professores levaram um lanche e somando formaram um banquete, sendo esse apreciado em plena natureza).

Estudantes durante aula de campo no Parque das Nações Indígenas

Por fim, o terceiro momento foi “Quem conta um conto aumenta um ponto” (os professores e estudantes foram para a concha acústica do Parque das Nações e lá no palco, cada aluno subia e contava de forma teatral o conto que escolheu),

“ou seja, as turmas curtiram a aula na natureza, como também se desempenharam bastante”, lembra professor.

A estudante Ana Beatriz afirmou que foi uma aula excelente, “gostei muito porque tivemos a oportunidade de sair da sala de aula e ter um contato com a natureza. Interessei-me por vários livros que foram apresentados lá, inclusive já até terminei um que peguei emprestado com uma das minhas colegas, o livro chama ‘Manual de assassinato para boas garotas’. Além disso, lembro que naquele dia eu estava rodeada das pessoas que gosto, e pudemos aproveitar muito desde a hora que saímos da escola até a hora que voltamos. Com certeza faria mais vezes”.

Sobre o “Piquenique”, os estudantes Miguel e Guilherme Oliveira relataram sobre a atividade, “lá tivemos um momento em que compartilhamos histórias, trocamos nosso alimento, exploramos o parque e nos divertimos bastante durante o intervalo cedido”, mencionam.

Já a estudante Ester informou que o momento na concha acústica foi muito interessante, “pois tiveram algumas histórias engraçadas, outras com controvérsia, como por exemplo a da ‘Chapéuzinho Vermelho’. Enfim, o lugar em si era bem agradável, por isso foi uma atividade muito boa e divertida de fazer. Também, é preciso ressaltar que o fato da concha acústica realmente ser acústica deixou a experiência bem mais legal. Foi um momento muito bom entre os alunos”.

As turmas pontuaram em voz uníssona que “a escola de fato é a nossa segunda casa, inclusive é um dos lugares onde muitos gostam de estar, contudo, às vezes faz bem olhar o grama verde dos vizinhos; afinal, revigora nossas forças e traz uma nova visão”, finalizam.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.




 

Últimas Notícias

  • Em Aral Moreira, EE João Vitorino Marques encerra 1º bimestre com projeto sobre etnias do MS
  • Metodologia “Recuperar para Avançar” é realizada na EE Thomaz Barbosa Rangel
  • Rádio Cast CEJAR se destaca no evento de lançamento do PRA-TUTORIA e PIDEM 2025
  • Inscrições do Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE encerram dia 31 de maio
  • Projeto literário “Semeando Autores” estimula criatividade dos estudantes da EE João Ponce de Arruda
  • Secretário de Mato Grosso do Sul representa Consed em seminário no Ministério da Educação
  • Estudantes da REE são premiados na MATIFIC, competição internacional de Matemática  
  • Abertas inscrições do curso sobre Aprendizagem Criativa, Educomunicação e Cultura Maker, para professores
  • EE Presidente Vargas realiza projeto “Leitura dos Clássicos”
  • Modalidade de Xadrez é destaque na EE Marechal Rondon, em Mundo Novo  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital