Governo MS Transparência LGPD FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Página Inicial
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
    • Portal do Servidor
    • Publicações
    • Webmail
  • Escolas
    • Calendário Escolar – 2023
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
  • Telefones
  • Carta de Serviços
  • LGPD
‹ Voltar

Avaliação de Fluência Leitora é realizada nas escolas públicas de MS

  • 29 mar 2023
  • Categorias:Avaliação, MS Alfabetiza
  • Compartilhar:

No período de 21 a 31 de março, a SED (Secretaria de Estado de Educação), em parceria com o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), promove a realização da Avaliação de Fluência Leitora – Diagnóstica, em regime de colaboração com os municípios do Estado, visando verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado.

Destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de MS, as crianças deste ano escolar realizam uma leitura para o professor ou professora e o seu desempenho é gravado no aplicativo do CAEd, sendo encaminhado para análise.

Assim, é imprescindível a mobilização da comunidade escolar para garantir que esses alunos participem, uma vez que a Avaliação de Fluência visa apresentar um diagnóstico da alfabetização, identificando o nível de domínio das competências em leitura dos estudantes.

MS Alfabetiza visa o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes matriculados nas redes públicas do Estado.

Programa MS Alfabetiza

O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, instituído por Lei nº 5724, de 23 de setembro de 2021, tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Texto: Thaís Davis, SED

Últimas Notícias

  • Intervalo com Leitura é realizado na EE Dom Aquino Corrêa
  • Projeto “Pomar” do CEI ZEDU é realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente
  • Programa de Aprendizagem Profissional da SED emprega estudantes de Três Lagoas
  • Em olimpíada inédita, estudantes da REE conquistam medalhas
  • SED inicia a entrega de mais de 112 mil exemplares da Coletânea MS Alfabetiza
  • Trote temático de desenho animado marca início do 2º bimestre na E.E. Júlia Gonçalves Passarinho
  • Horta na escola fomenta práticas inovadoras com professores PCPI da REE
  • Estudantes do Itinerário Formativo em Agropecuária da EE José Pereira Lins realizam atividades extra classe
  • Visitas, desafios em sala e desenvolvimento de projetos movimentam EE 2 de Setembro, em Ladário
  • Em maio, estudantes da EE Presidente Tancredo Neves confeccionaram repelente natural e produziram xilogravuras
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200
Av. do Poeta Manoel de Barros s/nº
Bloco V
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP 79031-350

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?
SGI UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.