Banda Estadual é destaque em campeonato nacional e leva título para Mato Grosso do Sul

  • Publicado em 26 nov 2025 • por Jackeline Ferreira De Oliveira Vieira •

  • Evento nacional reuniu 84 corporações de 15 estados e destacou o alto desempenho das bandas sul-mato-grossenses.

    A Banda de Percussão Mário Guerreiro, da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade, localizada em Aquidauana, conquistou o título de Campeã Nacional na categoria Banda de Percussão com Liras Sênior durante o Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras 2025, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em Amparo (SP). A edição reuniu 84 corporações de 15 estados e do Distrito Federal, em uma das disputas mais competitivas do calendário nacional.

    O evento integrou o Calendário Oficial da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras e contou com apoio da Prefeitura de Amparo. Reconhecido como um dos principais encontros do segmento no país, o campeonato destacou a excelência técnica e artística das corporações participantes.

    Sob regência do professor Jeilson Freitas de Souza e da professora e coreógrafa Muriely Ramires dos Santos, integrantes do Programa Arte e Cultura na Escola, a banda mostrou precisão, musicalidade e grande energia, garantindo ao Mato Grosso do Sul um dos principais títulos da competição.

    O gestor do Nuac (Núcleo de Arte e Cultura ), Fábio Germano, celebrou o resultado e destacou a importância da participação das bandas sul-mato-grossenses em competições nacionais.

    “É gratificante ver a evolução dos nossos professores e o trabalho técnico preciso na construção de um projeto que fortalece o segmento e dá visibilidade ao que é desenvolvido em sala de aula”, afirmou.

    O professor Jeilson Freitas, responsável pela condução do grupo campeão, ressaltou que eventos como esse estimulam o crescimento artístico dos jovens e valorizam o esforço diário de ensaios.

    “A vitória da Banda de Percussão Mário Guerreiro no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras representa um marco significativo para todos nós. Este resultado é fruto de um trabalho contínuo, realizado com disciplina, compromisso e profundo respeito pela arte. Ao longo de nossa preparação, cada integrante dedicou tempo, esforço e determinação para alcançar um desempenho de excelência. Esta conquista reflete não apenas o talento individual de cada aluno, mas, sobretudo, a força da nossa união e a solidez do trabalho coletivo. ”

    O professor também destacou a importância das parcerias que fortalecem o projeto:

    “É fundamental o apoio de nossos instrutores, colaboradores, governo do Estado, Federação Estadual de Bandas e Fanfarras, da escola e da comunidade, que sempre acreditaram em nossa capacidade e estiveram ao nosso lado em cada etapa. ”

    O título nacional é motivo de orgulho e reforça o compromisso da banda em continuar evoluindo, honrando o nome da instituição e representando Mato Grosso do Sul com seriedade e dedicação, destaca o professor.
    O presidente da Febafams (Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul), maestro Fábio Costa, também comemorou a performance dos grupos do estado. Ele destacou o empenho das corporações e afirmou que cada banda representou Mato Grosso do Sul “com excelência, dedicação e orgulho”.

    “Cada conquista reflete o trabalho árduo, a disciplina e a paixão pela música que movem nossos músicos e maestros”, completou.

    Além da vitória da Escola Estadual Prof.ª Dóris Mendes Trindade, outra instituição de Aquidauana também se destacou na competição. A Escola Estadual Cândido Mariano, sob a regência do maestro Ronei Alexandre, teve sua banda de percussão Giovanne Toscano de Brito premiada com o 3° lugar na categoria Banda de Percussão com Liras Sênior. Confira os destaques:

    Títulos de Campeãs Brasileiras

    • Banda Municipal de Rochedo – Campeã na categoria Banda de Percussão com Liras Juvenil
    • Banda de Percussão Mário Guerreiro (Aquidauana) – Campeã na categoria Banda de Percussão com Liras Sênior
    • Banda de Música Cristo Redentor (Três Lagoas) – Campeã na categoria Banda de Música Juvenil

    Destaques no Ranking Nacional

    • Banda Municipal de Corguinho – Vice-campeã em Banda de Percussão com Liras Infantil
    • Banda Marcial Cristo Redentor (Três Lagoas) – Vice-campeã em Banda Marcial Infanto Juvenil
    • Banda de Percussão Giovanne Toscano de Brito (Aquidauana) – 3º lugar em Banda de Percussão com Liras Sênior
    • Banda de Percussão Sinfônica Black Panther (Rio Brilhante) – 3º lugar em Banda de Percussão Sinfônica Infanto Juvenil
    • Banda Municipal de Glória de Dourados – 4º lugar em Banda Marcial Infanto Juvenil

    Com o excelente desempenho das corporações, Mato Grosso do Sul consolidou-se mais uma vez como um dos principais polos de bandas e fanfarras do país, reforçando a força cultural e musical do estado no cenário nacional.

    Texto e fotos: Nuac

    Categorias :

    NUAC

    Veja Também