CAS realiza II encontro formativo para professores do AEE

  • Publicado em 05 ago 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Evento, voltado para professores que atuam com estudantes surdos indígenas, acontece nesta quinta-feira (07)

    A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), realizará, nesta quinta-feira (7), o segundo encontro formativo voltado a professores que atuam com estudantes surdos indígenas e aos que desenvolvem atividades no AEE (Atendimento Educacional Especializado) em todo o estado.

    O encontro será realizado de forma síncrona, por meio de plataforma digital

    O encontro será realizado de forma síncrona, por meio de plataforma digital, com temáticas específicas para os diferentes públicos:

    • Para os professores que acompanham estudantes surdos indígenas, a temática será “Etnicidade e Resgate da Língua Indígena de Sinais”, com a participação de docentes convidados com experiência na área.

    O espaço formativo busca não apenas qualificar o processo de ensino-aprendizagem, mas também valorizar o compartilhamento de práticas e a troca de experiências entre professores de diferentes escolas e municípios, contribuindo para um atendimento mais sensível às especificidades culturais e linguísticas desses estudantes.

    • Para os professores que atuam no AEE, a formação terá como tema “Atividades para o AEE alinhadas às especificidades dos estudantes”, promovendo reflexões e estratégias para qualificar o atendimento ao estudante surdo.

    A proposta também busca fomentar a atuação de professores surdos, ampliando as possibilidades de acessibilidade comunicacional e práticas pedagógicas inclusivas.

    A realização do encontro reafirma o compromisso da SED com a valorização da diversidade linguística e cultural dos estudantes sul-mato-grossenses. Por meio de ações formativas como esta, o CAS investe na qualificação dos profissionais da educação, promovendo práticas coerentes com as necessidades dos estudantes e fortalecendo a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva.

    Adersino Junior, SED

    Fotos Arquivo escolar.

     

    Categorias :

    CAS

    Veja Também