Capacitação prepara profissionais da educação para detectar sinais de dificuldades auditivas entre alunos da rede pública
O Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), promoveu no último dia 29, uma capacitação na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, em Campo Grande. O objetivo foi orientar professores, coordenadores e profissionais de apoio a identificar sinais de deficiência auditiva entre os estudantes.
Durante a formação, foram apresentados indícios que podem indicar dificuldades auditivas, como atraso na alfabetização, dificuldade em compreender instruções orais e uso de voz alta. A iniciativa faz parte das metas do Contrato de Gestão 2025 da SED, que busca ampliar a identificação precoce de barreiras auditivas no ambiente escolar.
Para o coordenador pedagógico da escola, Daniel Freitas de Oliveira, a capacitação foi fundamental para ampliar o olhar dos educadores. “Esses momentos ajudam a perceber questões que podem passar despercebidas no dia a dia. Com as orientações do Ceada, podemos atuar de forma mais eficaz para apoiar nossos alunos”, afirmou.
Bruno Ribeiro da Cruz, gerente pedagógico do Ceada, destacou a importância da ação para o fortalecimento da rede de apoio às escolas estaduais. “Identificar os sinais de forma precoce permite encaminhar os alunos para avaliação e acompanhamento especializado, contribuindo para o sucesso escolar”, ressaltou.
Após a identificação, os estudantes são encaminhados ao Ceada para avaliação e, se necessário, recebem AEE (Atendimento Educacional Especializado), além de participarem de oficinas de leitura e atividades focadas na linguagem oral e escrita.
Com a iniciativa, a SED reforça seu compromisso com a inclusão e a garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes da rede pública estadual.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo Ceada