O objetivo da OBA é difundir o conhecimento e incentivar o estudo da Astronomia no país, além de popularizar a área entre estudantes de 6 a 18 anos.
Estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino), atendidos pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), vinculado à Coordenadoria de Educação Especial (COESP/SUDEB), conquistaram quatro medalhas na edição 2025 da OBA )Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).
Criada em 1998, a OBA é promovida anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira), com o objetivo de difundir o conhecimento e incentivar o estudo da Astronomia no país, além de popularizar a área entre estudantes de 6 a 18 anos.
Os estudantes medalhistas do CEAM/AHS são:
- Medalha de Ouro: Arthur Pereira Vale – Campo Grande
- Medalhas de Prata: Murilo Anderson de Oliveira e Miguel Pergher de Oliveira – Campo Grande
- Medalha de Bronze: José Fabiano Moré – Dourados.
As conquistas são fruto da dedicação dos estudantes sob orientação do professor Luiz Cosme Silva Reis, responsável pelo AEE (Atendimento Educacional Especializado) em Física, com coordenação pedagógica de Maria Eugênia B. Nachif.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais, parabenizou os estudantes pelo excelente desempenho e ressaltou, “a participação dos estudantes na OBA fomenta o interesse e o aprendizado em Astronomia, Astrofísica e Ciências afins, de forma cooperativa e lúdica”, finaliza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.